FC Porto-Benfica: Clássico no Dragão com confiança e desnorte à mistura
- 14/01/2026
A cidade Invicta promete ferver na noite desta quarta-feira. FC Porto e Benfica defrontam-se no dia de hoje, no Estádio do Dragão, num Clássico dos quartos de final da Taça de Portugal que coloca frente a frente uma equipa confiante a outra em verdadeiro desnorte.
De um lado está um FC Porto que respira confiança e que segue líder isolado do campeonato, sem qualquer derrota e com larga vantagem em relação ao rival, e que a nível interno só perdeu diante do Vitória SC para a Taça da Liga. Do outro lado, surge um Benfica em queda livre desde a chegada de José Mourinho ao comando técnico, ainda que, a nível interno, o técnico setubalense só tinha perdido um jogo desde o regresso ao Estádio da Luz, no caso a meia-final da Taça da Liga frente ao Sporting de Braga.
O FC Porto, que joga em casa e, por isso, conta com algum favoritismo, chega a este jogo com um percurso imaculado, sobretudo no campeonato, competição em que perdeu apenas dois pontos em toda a primeira volta, precisamente com um empate caseiro com o Benfica (0-0), clube que agora reencontra para lutar por um lugar nas 'meias' da Taça de Portugal.
Do outro lado, o Benfica chega a este duelo depois da já referida derrota diante do Sporting de Braga, mas também abraçado por um conjunto de desempenhos e resultados muito abaixo do esperado. Nem mesmo a mudança de Lage para Mourinho mudou a trajetória.
O encontro entre FC Porto e Benfica, no Estádio do Dragão, tem apito inicial agendado para as 20h45 desta quarta-feira e será ajuizado por Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria.
Treinadores em discurso direto
Francesco Farioli
Primeiro jogo após renovação: "Aumenta a responsabilidade para continuar a fazer o que estamos a fazer. Já disse que isto é algo que significa muito para mim, foi um passo que o clube e o presidente decidiram dar. Claro que não está relacionado apenas comigo, tem a ver com o trabalho de toda a gente. Ontem, quando regressei, agradeci aos jogadores. Porque, no final das contas, foi tudo por causa da atitude que colocaram dentro do relvado. Acho que foi num momento especial, como se se tratasse do final de um ciclo que recomeça amanhã com este jogo. Mas [a renovação] está alinhado com os passos que queremos dar em conjunto. Claro que agora falamos do mercado, mas o desejo de continuarmos a construir o que temos feito ao longo destes seis meses... Temos um futuro cheio de desafios que começa já com o jogo de amanhã e, depois, com as restantes competições."
Thiago Silva a titular? "É uma possibilidade. O Thiago teve uma época longa no Brasil com muitos jogos, voltou numa forma muito boa depois de uns dias de descanso, portanto, será capaz de ser titular. Na baliza, só vai ser feita a decisão amanhã."
Fábio Veríssimo apitará o Clássico: "Vocês deram-me a informação, porque acabei de tomar banho e não tinha essa informação. Estão-me a dizer agora quem será o árbitro do jogo. Demorou um pouco mais do que o costume, em termos de definir quem seria o árbitro deste jogo, mas tenho a certeza que as pessoas a cargo dessa decisão tomaram a melhor decisão para o jogo de amanhã. Não tenho mais nada a dizer."
José Mourinho
Que implicações pode ter o Clássico de amanhã? "Uma vitória significa que jogaremos a meia-final e uma derrota significa que o FC Porto joga a meia-final e que nós ficamos de fora. Se ganharmos e tivermos na meia-final da Taça, regressamos a casa com felicidade e no dia seguinte, que é folga, mas no primeiro dia de trabalho regressaremos com um sorriso. Se perdermos, regressaremos com a mesma cara fechada que temos estado nos últimos dias mas a mesma disponibilidade para prepara o jogo com o Rio Ave, se é que se pode dizer preparar, jogando quarta e sábado... Mas com o mesmo profissionalismo e atitude com fizemos neste neste período em que a alegria foi pouca coisa."
Quem vai jogar no Otamendi? "Ou o António [Silva] ou o Gonçalo Oliveira. Situação do António? Não está perfeita e não lhe posso garantir agora que o António vai jogar, mas também não quero arriscar mentir e dizer que não vai jogar. O que posso dizer é que está convocado o António, o Gonçalo [Oliveira] o Tomás [Araújo] e e o João Fonseca. Exatamente a pensar que eventualmente o António pode não jogar e termos o Fonseca como proteção. Não é uma situação que está clara."
Mais tempo para preparar o Clássico: "Não queríamos ter tido estes dias para trabalhar. Obviamente que queríamos ter jogado no sábado, mas em função de eliminação para a final da Taça da Liga tivemos este tempo para treinar, que não estávamos à espera, e acho que o utilizámos bem. Pudemos pensar no jogo com o FC Porto. Foi bom, em termos de trabalho".
Últimos resultados
FC Porto: V-V-V-V-V
Benfica: V-V-E-V-D
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Jakub Kiwior, Jan Bednarek, Francisco Moura, Pablo Rosario, Gabri Veiga, Victor Froholdt, William Gomes, Samu e Pepê.
Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Manu Silva, Richard Ríos, Fredrik Aursnes, Leandro Barreiro, Georgiy Sudakov e Vangelis Pavlidis.
Ausências
FC Porto: Nehuén Pérez, Francisco Moura e Luuk de Jong (lesão) Zaidu Sanusi (seleção);
Benfica: Nicolás Otamendi (castigo); Samuel Soares, Alexander Bah, Nuno Félix, João Veloso, Enzo Barrenechea e Dodi Lukebakio (lesão); António Silva (em dúvida).
Leia Também: A longa reflexão e "gajos" que ama. O que disse Mourinho no pré-Clássico
Leia Também: Clássico com o Benfica, Thiago Silva e Veríssimo. O que disse Farioli













