FC Porto bate Famalicão e marca encontro com Benfica na Taça de Portugal
- 18/12/2025
O FC Porto tornou-se, ao final da noite desta quinta-feira, na sexta e antepenúltima formação a carimbar o passaporte para os quartos de final da temporada de 2025/26 da Taça de Portugal, graças ao triunfo conquistado sobre o Famalicão, num dos mais aguardados jogos dos 'oitavos', no Estádio do Dragão, por categóricos 4-1.
A equipa orientada por Francesco Farioli assinou uma entrada a 'todo o gás', de tal maneira que se colocou em vantagem ao cabo de apenas... seis minutos. Pressionado por Victor Froholdt, Mathias de Amorim escorregou e deixou a bola nos pés de William Gomes, que, isolado perante Ivan Zlobin, não vacilou, e colocou a bola no fundo das redes do conjunto minhoto.
Ainda assim, os homens de Hugo Oliveira recusaram 'atirar a toalha ao chão', e responderam passados meros sete minutos. Gil Dias cobrou um pontapé de canto a partir da ala direita do ataque, para o cabeceamento certeiro de Justin de Haas, que se libertou da marcação de Deniz Gul, antes de bater Diogo Costa.
Os dragões fizeram, no entanto, questão de terminarem a primeira parte 'por cima', e, aos 38 minutos, Victor Froholdt voltou a revelar-se preponderante, desta feita, ao aproveitar uma defesa incompleta de Ivan Zlobin, a remate de Gabri Veiga, para fazer o gosto ao pé e provocar uma nova 'explosão' de alegria, nas bancadas.
Ainda antes do apito para o intervalo, quem também deu nas vistas foi... o árbitro, António Nobre, da Associação de Futebol de Leiria, que assinalou um pontapé livre à entrada da grande área dos visitantes, quando as imagens deixam poucas dúvidas quanto ao facto de a falta cometida sobre Pepê ter sido já dentro da mesma, gerando veementes protestos.
A 'machadada final' acabaria por surgir já na reta final. Aos 80 minutos, acabado de entrar, para o lugar de Deniz Gul, Samu Aghehowa foi às alturas, e, de cabeça, bateu Ivan Zlobin. Foi, também, de cabeça que, já aos 89 minutos, Pepê se juntou à festa, selando, de uma vez por todas, o resultado final.
FC Porto-Benfica (e não só) nos quartos de final da Taça de Portugal
Com este triunfo sobre o Famalicão, o FC Porto marcou um encontro com o eterno rival, o Benfica (que, na véspera, levou de vencida o Farense, no Estádio de São Luís, por 0-2, graças aos golos de Richard Ríos e Franjo Ivanovic), nos quartos de final da Taça de Portugal, que terão lugar em meados de janeiro do próximo ano civil de 2026.
Já o campeão em título, o Sporting, eliminou, instantes antes o Santa Clara, por 2-3, num encontro marcado por uma (polémica) arbitragem por parte de João Pinheiro, pelo que irá defrontar, na próxima fase, o AVS, que, na véspera, surpreendeu tudo e todos, ao bater o Vitória SC, em pleno Estádio D. Afonso Henriques, por 0-1.
Nos 'oitavos', haverá, ainda, lugar a um Torreense-União de Leiria, uma vez que os primeiros foram ao Estádio Municipal de Rio Maior 'abater' o Casa Pia, por 1-2, ao passo que os segundos 'arrumaram' com o Vila Meã, por 0-1, à 'boleia' de uma grande penalidade convertida pelo avançado espanhol Juan Muñoz.
Já na sexta-feira, haverá lugar a mais dois jogos. O primeiro terá lugar às 14h00 (hora de Portugal Continental), e irá colocar, frente a frente, Lusitano e Fafe. Mais tarde, às 18h45, medirão forças Caldas e Sporting de Braga, sendo que os vencedores irão digladiar-se por um lugar nas meias finais da prova rainha do futebol nacional.
Leia Também: Sporting elimina Santa Clara com arbitragem polémica de João Pinheiro













