FC Porto B bate Vizela e continua na fuga à despromoção
- 25/01/2026
O FC Porto B deu, ao final da manhã deste domingo, mais um passo no sentido da manutenção no segundo escalão do futebol português, graças ao triunfo conquistado sobre o Vizela, no Estádio Luís Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia, por 1-0, naquele que era um dos jogos mais aguardados da 19.ª jornada.
Os minhotos estiveram, ainda assim, por cima, no primeiro tempo, e Damien Loppy, Yann Kitala e Jójó chegaram mesmo a colocar à prova os reflexos do guarda-redes adversário, Gonçalo Ribeiro. Os homens da casa, por seu lado, estiveram mais recatados, mas, pelo meio, reclamaram uma grande penalidade, por suposta falta sobre João Teixeira, que, no entanto, Flávio Teixeira, árbitro da Associação de Futebol de Aveiro, optou por ignorar.
Já na segunda parte, os dragões conseguiram, de uma vez por todas 'crescer' no jogo, e ameaçaram o golo, sobretudo, por intermédio de João Teixeira, que, depois de falhar o alvo, logo no regresso dos balneários, atirou para uma grande defesa de Antonio Gomis, que fez de tudo para segurar o nulo no marcador.
O golo que 'desequilibrou a balança' acabou por chegar à passagem dos 77 minutos, quando, na sequência de uma jogada de insistência, André Oliveira 'disparou' para o fundo das redes, com alguma sorte à mistura, visto que a bola ainda desviou num defesa adversário antes de encontrar o derradeiro destino.
Feirense complica a vida ao Portimonense
Precisamente à mesma hora, o Portimonense procurou ganhar, também ele, um outro fôlego nesta 'escaldante' batalha pela continuidade na II Liga... mas acabou por não ser tão feliz quanto o FC Porto B, uma vez que acabou por ser derrotado pelo Feirense, em pleno Estádio Municipal de Portimão, por 0-1.
Os fogaceiros foram a melhor equipa em campo, durante grande parte deste encontro, mas a verdade é que só conseguiram desbloqueá-lo aos 78 minutos, pelos pés de Gui Meira, que aproveitou uma série de erros individuais por parte da defesa adversária para, na sequência de uma bola perdida, fazer o gosto ao pé.
Ainda nesta ronda, recorde-se, houve a registar uma vitória do Paços de Ferreira (sobre o Académico de Viseu, por 2-1), assim como três empates, entre Desportivo de Chaves e Lusitânia de Lourosa (a duas bolas), Marítimo e Felgueiras (a uma bola), e Leixões e Benfica B (sem golos). No entanto, a ação não irá ficar por aqui.
Ainda este domingo, haverá lugar a um Torreense-Farense, às 14h00 (hora de Portugal Continental), que se seguirá de um Oliveirense-Penafiel, às 15h30. O 'pano' irá cair sobre a ronda já na segunda-feira, pelas 18h00, quando União de Leiria e Sporting B medirem forças, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa.
As contas da II Liga
Feitas as contas, com este conjunto de resultados, o Marítimo segue isolado na liderança da II Liga (com 40 pontos) seguido de Académico de Viseu (com 32) Sporting B (com 29) Vizela (com 28), Desportivo de Chaves, Feirense (ambos com 27), Benfica B, Torreense (ambos com 26), União de Leiria e Lusitânia de Lourosa (com 25).
Já na metade inferior da tabela, estão Felgueiras, FC Porto B (ambos com 24 pontos), Paços de Ferreira, Portimonense (ambos com 22), Farense, Leixões (ambos com 21), Penafiel e Oliveirense (ambos com 19).
Leia Também: Impróprio para cardíacos. Os golos da reviravolta no Paços-Académico













