FC Porto-AVS: Duelo de polos opostos deixa Farioli em alerta
- 29/12/2025
O FC Porto recebe, esta segunda-feira, o AVS em jogo da 16.ª jornada da I Liga. Separados por 39 pontos na tabela classificativa, o primeiro e o último classificado do campeonato vão medir forças no Estádio do Dragão, naquela que será a despedida das duas equipas do ano de 2025.
Apesar de se tratar de um jogo teoricamente mais acessível para os dragões - tendo em conta o que vai suceder em janeiro -, Francesco Farioli diz não vislumbrar facilidades perante a formação da Vilas das Aves e destaca a experiência de João Henriques, treinador recentemente anunciado no clube.
Curiosamente, o sucessor de João Pedro Sousa, que já havia ocupado o lugar de José Mota, acredita numa eventual surpresa no Estádio do Dragão.
No entanto, e tendo em conta o pequeno histórico entre as duas equipas, o AVS não foi, sequer, capaz de marcar nos dois únicos jogos que teve contra o FC Porto.
O Conselho de Arbitragem designou, na quarta-feira, Bruno Costa para ajuizar a partida no Estádio do Dragão, contando com os auxiliares Jorge Fernandes e João Bessa Silva, para além do quarto árbitro Diogo Araújo. Na Cidade do Futebol, em Oeiras, João Malheiro Pinto e Nuno Pires vão estar no VAR.
O pontapé de saída da partida entre AVS e FC Porto está agendado para as 20h15 e poderá acompanhar as principais incidências da partida no Desporto ao Minuto.
Treinadores em discurso direto
Francesco Farioli
Posição do AVS: "Se olharmos para a tabela, claro que vem o sentimento que será muito fácil. A realidade é sempre diferente. Mudaram de treinador recentemente, que só tem um jogo. Tivemos de analisar as experiências anteriores. É um treinador experiente, também em Portugal. Tentámos encontrar padrões. Da forma como eu penso não há um jogo que me faça relaxar. O de amanhã não é diferente. Temos de estar muito competitivos porque vimos de uma semana sem jogo, que é um cenário pouco habitual para nós. O que posso dizer é que nos últimos treinos os jogadores tiveram uma grande motivação após uma pequena pausa. Temos de levar isto para dentro de campo para fazer um grande jogo e conseguir a vitória".
Entrada do terceiro treinador: "Nos últimos dois jogos as coisas mudaram. Os resultados que tiveram contra o Vitória, o último jogo... As coisas estão diferentes. É uma razão extra para estarmos ligados amanhã. Numa época longa mais importante do que a motivação é a disciplina. E esta equipa já mostrou capacidade para o ser. É isso que espero para amanhã. Uma equipa com disciplina, que faz parte do ADN do FC Porto, com qualidade em campo, com agressividade e o espírito certo para fechar o ano da melhor forma diante dos nossos adeptos".
João Henriques
AVS sem pressão: "É um jogo que retira muito o peso da responsabilidade, porque 100 por cento da responsabilidade está do lado do adversário. Hoje, toda a gente, à exceção do grupo de trabalho [do AVS], pensa que vamos perder no Dragão, mas o grupo tem confiança no que pode fazer. Em 10 jogos com estas equipas, perdem-se oito, empata-se um e ganha-se outro: pode ser este, que esteja lá o empate ou a vitória".
Receita para evitar descida: "Se fizermos as coisas bem estaremos mais perto de vencer. A equipa tem pela frente 19 jogos, vai ganhar com certeza, perder e empatar, mas o campeonato é muito longo e há momentos. Há equipas que respiram confiança, vou dar o exemplo do Gil Vicente, que teve um início muito bom, mas está há cinco jogos sem vencer".
Últimos resultados
FC Porto: VVVVV
AVS: EVDDD
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Alberto Costa, Pablo Rosario, Jakub Kiwior, Martim Fernandes, Alan Varela, Victor Froholdt, Rodrigo Mora, Pepê, Samu, Borja Sainz
AVS: Simão Bertelli, Cristian Devenish, Rúben Semedo, Paulo Vitor, Diogo Spencer, Jaume Grau, Pedro Lima, Kiki Afonso, Babatunde Akinsola, Tomané, Óscar Perea
Ausentes
FC Porto: Borja Sainz (castigado); Tomás Pérez, Luuk de Jong, Neuhén Pérez (lesionados); Zadiu (CAN)
AVS: Rúben Semedo (castigado); Diego Duarte e Molina (lesionados); Ponck (em dúvida)














