FC Porto adianta-se ao Benfica e está na iminência de fechar Seko Fofana
- 25/01/2026
O FC Porto estará na iminência de alcançar um acordo com o Rennes tendo em vista a aquisição de Seko Fofana, de acordo com informações adiantadas, ao final deste domingo, pelo jornalista Santi Aouna, especializado em questões relacionadas com o mercado de transferências, no portal francês FootMercato.
Em cima da mesa, pode ler-se, está a possibilidade de o internacional costa-marfinense chegar ao Dragão no presente defeso de inverno (que será dado por encerrado já na próxima segunda-feira), a título de empréstimo válido por seis meses (isto é, até ao final da presente temporada de 2025/26), com base num entendimento que, à partida, não irá incluir qualquer tipo de opção de compra.
O Benfica também terá demonstrado interesse na aquisição deste médio (que também contava com interessados na Turquia), mas, neste momento, tudo se vai alinhando para que se torne mesmo no terceiro reforço de inverno do grupo de trabalho às ordens do treinador italiano Francesco Farioli.
O primeiro, recorde-se, foi Thiago Silva, que chegou ao Dragão a 'custo zero', na sequência do final do contrato que mantinha com o Fluminense. Dias depois, foi a vez de Oskar Pietuszewski lhe seguir as pisadas, na sequência de um acordo que pode vir a valer um encaixe financeiro de até dez milhões de euros ao Jagiellonia Bialystok.
Afinal, quem é Seko Fofana?
Natural de Paris, em França, Seko Fofana deu os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço do Paris FC, antes de se mudar para o Lorient, em 2012, apenas meio ano depois, para o Manchester City, clube no qual deu o processo de formação por concluído, mas o qual acabou por nunca representar, ao mais alto nível.
Seguiram-se empréstimos consecutivos a Fulham e Bastia, até que, em 2016, partiu rumo à Udinese, a título definitivo, a troco de uma verba na ordem dos 3,5 milhões de euros. Em 2020, foi vendido ao Lens, por 8,5 milhões de euros, e, já em 2023, para o Al Nassr, onde teve a oportunidade de partilhar balneário com Cristiano Ronaldo e companhia, por 25 milhões de euros.
Esta 'aventura' pela Arábia Saudita acabou por não correr da melhor maneira, pelo que, depois de uma cedência ao Al-Ettifaq, o médio regressou ao futebol europeu, pela 'porta' do Rennes, clube que, há, sensivelmente, um ano, não hesitou em pagar qualquer coisa como 20 milhões de euros para o 'resgatar'.
Os primeiros sinais foram positivos, tendo terminado a temporada de 2024/25 com um golo e uma assistência ao cabo de 17 jogos oficiais. No entanto, 2025/26 não está a correr-lhe de feição, de tal maneira que o seu (ainda) treinador, o senegalês Habib Beye, o utilizou em apenas 12 jogos, os quais completou com um remate certeiro.
Recentemente, Seko Fofana esteve em Marrocos, a participar no Campeonato Africano das Nações (CAN), em representação da Costa do Marfim, seleção que chegou aos quartos de final, onde acabou por ser eliminada pelo Egito, por 3-2, num jogo em que o médio só entrou aos 89 minutos, para o lugar de Christ Oulai.
Leia Também: Samu volta ao 'local do crime'... por cometer para dar razão a Farioli













