FC Porto abre 'operação relâmpago' para recuperar Fábio Silva
- 26/01/2026
O mercado de transferências de inverno encerra, em Portugal, pelas 23h59 (hora de Portugal Continental) da próxima segunda-feira, dia 2 de fevereiro, mas o FC Porto ainda não desistiu de acrescentar mais um avançado ao plantel orientado por Francesco Farioli, de acordo com informações adiantadas, esta segunda-feira, pela Antena 1.
A mesma publicação acrescenta que, neste momento, o nome que mais agrada à direção liderada por André Villas-Boas é o de Fábio Silva, jogador que tarda a colocar em práticas as qualidades que lhe são reconhecidas, no Borussia Dortmund, clube que, no passado verão, pagou perto de 22,5 milhões de euros para o 'resgatar' do Wolverhampton (que, por sua vez, o levou do Estádio do Dragão, em 2020, por 40 milhões de euros).
O internacional português soma, até ao momento, apenas um golo e cinco assistências ao cabo das 21 partidas oficiais em que foi utilizado, desde o arranque da presente temporada de 2025/26, em todas as competições, e o emblema azul e branco estaria disponível para o receber de volta, a título de empréstimo.
A principal alternativa é Terem Moffi, que está em 'rota de colisão' com o Nice, de tal maneira que já não joga desde 30 de novembro, aquando da derrota sofrida na visita ao Lorient, por 3-1, que motivou tamanha indignação junto dos adeptos que acabaram por agredir uma série de jogadores, entre eles, o próprio internacional nigeriano.
O jogador de 26 anos de idade (tal como o companheiro de equipa, Jéremie Boga, também ele atacado) avançou, junto da Ligue 1, com um pedido de rescisão unilateral do contrato que o liga ao clube, até junho de 2027, sendo que, até ao momento, ainda não recebeu qualquer tipo de resposta nesse sentido.
O treinador italiano Francesco Farioli conhece bem o avançado, da passagem pelo Allianz Riviera, e já terá dado 'luz verde' a um eventual reencontro. Um cenário que, no entanto, só será possível se o vínculo deste for, efetivamente, revogado, circunstância que o deixaria disponível, a 'custo zero'.
Seko Fofana já não deverá escapar
Quem já não deverá escapar ao FC Porto é Seko Fofana, jogador com o qual a direção liderada por André Villas-Boas já terá mesmo alcançado um princípio de acordo, pelo que, agora, trata dos derradeiros pormenores de um empréstimo válido até ao final da época, junto do Rennes.
O internacional costa-marfinense chegou ao clube francês há, sensivelmente, um ano, proveniente do Al Nassr, a troco de uma verba na ordem dos 20 milhões de euros, mas acabou por não ter a continuidade desejada, de tal maneira que, desde então, participou em apenas 29 partidas (com dois golos uma assistência pelo meio).
A confirmar-se, o médio tornar-se-á no terceiro reforço de inverno do plantel às ordens de Francesco Farioli, seguindo as pisadas de Thiago Silva (que estava livre, após o final do contrato que mantinha com o Fluminense) e Oskar Pietuszewski (adquirido ao Jagiellonia Bialystok, a troco de uma verba que pode ascender aos dez milhões de euros).
Leia Também: Semana final de mercado. O que pode mudar em FC Porto, Sporting e Benfica













