Faz bem à saúde consumir iogurte grego todos os dias?
- 16/01/2026
Todos os dias de manhã ou ao lanche, uma taça de iogurte grego é a escolha que faz? Pode nunca se ter questionado sobre esta questão, mas será que é boa ideia consumir todos os dias? Uma especialista em nutrição explicou o que está em causa.
“Como técnica em nutrição, a minha abordagem não é dizer o que precisa comer, mas sim analisar quais opções que podem contribuir para o seu bem-estar geral, caso opte por incluí-las na sua dieta”, revela Ana Luzón ao agregador de blogues HuffPost.
Por outro lado afirma que consome “laticínios diariamente porque gosto do sabor e da textura, mas é perfeitamente possível manter uma saúde ótima sem eles. O importante é escolher com base em informação, não por obrigação”.
O consumo de iogurte grego pode trazer benefícios como é o caso do aumento de probióticos no organismo. “Promovem uma microbiota intestinal diversificada. Obter esses benefícios por meio de um alimento natural geralmente é mais económico e eficaz do que procurar um milagre em uma cápsula, desde que seu corpo tolere bem os laticínios.”
Leia Também: Alimentos e bebidas que podem aumentar risco de tosse e constipações
Também acaba por deixá-lo mais saciado por algum tempo, o que é outro dos pontos a favor. “É naturalmente saciante graças ao seu processo de filtração e contém mais proteína do que o iogurte convencional.” Contém ainda cálcio e vitaminas do complexo B.
São várias as vantagens, mas acaba por não ser uma obrigação já que pode não conseguir tolerar este tipo de alimentos. “Existem alternativas vegetais fermentadas que também podem trazer benefícios, mesmo que o seu perfil proteico seja diferente. E a saúde em geral é construída sobre o padrão alimentar completo, não apenas sobre um único alimento.”
Desta forma, afirma que pode trazer diversos benefícios, contudo “a sua preferência pessoal e bem-estar digestivo devem vir em primeiro lugar. A melhor dieta é aquela que não parece uma dieta”.
Cinco motivos para comer mais iogurte grego, palavra de dietista
Ao 'website' HealthShots, a dietista Gauri Anand deu a conhecer alguns dos motivos pelos quais deve consumir mais este alimento.
Seja numa taça de manhã com frutas e cereais, em 'smoothies' e molhos, são várias as formas de consumi-lo.
Conheça os benefícios:
1- É rico em proteína;
2- É uma boa fonte de cálcio;
3- Junta probióticos benéficos para o intestino;
4- Tem baixo teor de açúcar;
5- Ajuda a controlar o peso.














