Fato de gala. Portugal estreia-se no Europeu com vitória frente à Roménia
- 16/01/2026
A seleção portuguesa de andebol estreou-se esta sexta-feira da melhor forma no Campeonato da Europa da modalidade, que decorre nos países nórdicos Dinamarca, Suécia e Noruega, com uma vitória folgada diante da Roménia, por 40-34, naquela que foi a primeira jornada do grupo B da prova internacional.
Apesar de ter começado a perder nos minutos iniciais, a resposta da seleção das quinas surgiu quase de imediato, com um grande poderio ofensivo dos pupilos de Paulo Jorge Pereira a dar vantagem ao intervalo, com um parcial de 23-15.
Na segunda metade, a gestão foi feita da melhor forma, com o resultado a não fugir do controlo dos portugueses, que 'galoparam' para a primeira vitória do torneio, frente à adversária teoricamente mais frágil do grupo, que é constituído por Dinamarca e Macedónia do Norte.
Os irmãos Francisco e Martim Costa foram auxiliados por Salvador Salvador na lista de melhores marcadores lusos, com oito e seis golos, respetivamente, ao longo da partida.
Francisco atingiu ainda um marco interessante, ao ultrapassar o seu próprio pai na lista de melhores marcadores de sempre na seleção nacional.
Gustavo Capdeville também foi muito importante nesta conquista dos três pontos, depois de defender nove remates dos romenos, que não causaram muito perigo dada a margem de vantagem de Portugal.
No entanto, ainda tiveram um dois nomes com alguns golos, colados aos jogadores lusos, já que Daniel Stanciuc fez oito tiros certeiros e Andrei Buzle conseguiu atingir a marca dos seis golos.
Miguel Neves ainda foi expulso devido a uma agressão não deliberada, ao acertar na cara do adversário, depois de já ter contribuído com quatro 'misseís' para o fundo das redes adversárias.
Com esta vitória, Portugal reclama o primeiro lugar do grupo B da competição, ficando a aguardar o resultado do jogo entre os dois adversários que faltam defrontar, a poderosa Dinamarca e a Macedónia do Norte, que têm um duelo marcado para mais tarde nesta sexta-feira.
Esta foi a terceira vez consecutiva que Portugal conseguiu entrar com o 'pé direito' nesta competição do Europeu de andebol, pelo que se mantém a tradição mais recente de começar com um triunfo (que teve uma margem fulminante).
Dois dias depois acontece o jogo com a Macedónia do Norte, outro oponente teoricamente ao alcance dos portugueses e que foi quinto em 2012, no melhor desempenho das nove anteriores presenças.
O jogo de cartaz da 'poule' B da 17.º edição do Campeonato da Europa, que será disputada na Dinamarca, na Noruega e na Suécia, até 01 de fevereiro, irá opor os lusos aos dinamarqueses, tetracampeões mundiais e campeões europeus em 2008 e 2012, e acontece apenas na derradeira jornada, na terça-feira.














