Farioli recebe 'reforço de peso' na véspera do FC Porto-Malmo
- 10/12/2025
A equipa principal do FC Porto deu, ao final da manhã desta quarta-feira, por terminados os trabalhos de preparação tendo em vista o encontro da sexta e antepenúltima jornada da Liga Europa, numa sessão na qual os 15 primeiros minutos foram abertos à comunicação social, em cumprimento dos regulamentos da UEFA.
O treino começou, sensivelmente, com meia hora de atraso relativamente ao previsto, e contou com a presença do presidente do emblema azul e branco, André Villas-Boas, que fez questão de assistir de perto aos exercícios comandados pelo treinador italiano Francesco Farioli, que acabou por receber uma boa notícia.
Isto porque Gabri Veiga já trabalhou com os restantes companheiros de equipa, sem qualquer tipo de limitação, depois de ter sofrido uma entorse no tornozelo direito, na passada quinta-feira, na derrota sofrida perante o Vitória SC, em pleno Estádio do Dragão, por 1-3, que ditou a eliminação dos quartos de final da Taça da Liga.
O criativo espanhol, recorde-se, deu o lugar a Rodrigo Mora, ao intervalo (já depois de ter marcado, ao oitavo minuto, o golo que inaugurou o marcador, mas que acabou por revelar-se infrutífero), e acabou por não sair do banco de suplentes, no domingo, no triunfo conquistado no Estádio João Cardoso, sobre o Tondela, por 0-2, por precaução.
No entanto, tudo aponta para que esteja apto para defrontar o conjunto sueco, num encontro que está agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) da próxima quinta-feira, no Estádio do Dragão, e que irá contar com a arbitragem do juiz norueguês Rohit Saggi, que, aos 33 anos de idade, irá cruzar-se, pela primeira vez, com um clube português.
Yann Karamoh treinou, mas é 'carta fora do baralho'
No treino do FC Porto, marcou, ainda, presença Yann Karamoh, ainda que não possa ser tido em conta para a receção ao Malmo, uma vez que, recorde-se, chegou ao Dragão já depois do encerramento do passado mercado de transferências de verão, pelo que já não pôde ser inscrito junto da UEFA.
De fora das opções de Francesco Farioli estão, ainda, Nehuén Pérez (que foi operado a uma rotura total do tendão de Aquiles e só voltará em meados de 2026) e Luuk de Jong (que, brevemente, será operado a uma lesão parcial no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, e não voltará a jogar, esta temporada).
A agenda (e as contas) do FC Porto
Ainda esta quarta-feira, pelas 12h45, Francesco Farioli e um jogador (cujo nome ainda não foi revelado) irão deslocar-se à sala de imprensa do Centro de Treino e Formação Desportiva Jorge Costa, no Olival, para realizar a tradicional antevisão ao encontro com o Malmo, perante os jornalistas.
O FC Porto encontra-se, neste momento, na oitava posição da fase de liga da Liga Europa, a última que vale o apuramento direto para os oitavos de final, com dez pontos conquistados em 15 possíveis, tantos quanto Sporting de Braga (que, também na quinta-feira, mas pelas 17h45, visitará o Nice) e Genk.
O Malmo, por seu lado, mora no 34.º e antepenúltimo lugar da classificação geral, com apenas um ponto na 'algibeira', o que o deixa 'colado' a Utrecht, Rangers e Maccabi Tel Aviv, e apenas acima do Nice, o último classificado, a 'zeros'.
Leia Também: Teria Farioli razão? De Jong desarma FC Porto e traz de volta a discussão













