Farioli recebe 'reforço' a dois dias do Clássico contra o Sporting
- 07/02/2026
Martim Fernandes foi a grande novidade no treino realizado pela equipa principal do FC Porto na manhã deste sábado. O jovem lateral está, assim, apto para ser convocado e defrontar o Sporting na segunda-feira.
Martim Fernandes havia contraído uma lesão no pé na última segunda-feira, sendo obrigado a sair ao intervalo da visita do FC Porto ao Casa Pia, que acabaria por ditar a primeira derrota dos azuis e brancos no campeonato (1-2), mas recuperou em tempo útil para ser opção no Clássico que vai decorrer no Estádio do Dragão.
Assim sendo, o boletim clínico do FC Porto fica agora reduzido a dois jogadores, os já habituais Nehuén Pérez e Luuk de Jong, dupla que recupera de lesões graves, que obrigaram a intervenção cirúrgica, realizando tratamento e trabalho de ginásio.
No entanto, o defesa argentino e o ponta de lança neerlandês não são as únicas baixas do FC Porto para o duelo com o Sporting, relativo à 21.ª jornada, uma vez que William Gomes também não poderá entrar em campo por conta de ter visto um cartão vermelho direto na visita a Rio Maior.
Amanhã, domingo, há nova sessão de trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva Jorge Costa, com Francesco Farioli a marcar presença em conferência de imprensa a partir das 12h45.
Recorde-se que FC Porto e Sporting estão agora separados por apenas quatro pontos, numa distância que foi reduzida pela conjugação de resultados da ronda anterior. Os dragões, tal como já fora mencionado, sofreram uma derrota na visita ao Casa Pia (1-2), ao passo que os leões bateram o Nacional (2-1), em casa, com um golo de Luis Suárez já no período de descontos.
O Clássico de segunda-feira ganhou, assim, maior importância para os dois rivais, sendo que também o Benfica vai estar de olhos postos no Estádio do Dragão.
Mourinho a torcer pelo Sporting
Foi José Mourinho quem admitiu que as águias vão estar atentas ao duelo entre FC Porto e Sporting, não deixando de alertar que, no entanto, tal só irá interessar se o Benfica fizer a sua parte e vencer amanhã, domingo, na receção ao Alverca.
"O meu trabalho é ganhar amanhã. A minha missão é ganhar ao Alverca. Amanhã o meu foco, e de todos os benfiquistas que vão amanhã ao estádio, tem de ser ganhar ao Alverca, que não é fácil. Todos juntos e motivados, puxar pelo estádio, e que o estádio puxe por nós... É fundamental ganhar antes do Clássico, 24 horas antes, números redondos. O que eu gostava, e esquecendo o nome dos clubes, diria que era melhor que o primeiro classificado [FC Porto] perdesse", admitiu Mourinho, em conferência de imprensa.
Refira-se que o Benfica também reduziu para nove os pontos de distância face ao primeiro lugar, mas até poderia ter se aproximado ainda mais do topo da tabela classificativa, não fosse o empate sem golos na visita a Tondela (0-0).
Caso regressem às vitórias na noite de domingo, os encarnados irão ficar com uma desvantagem provisória de seis pontos a 13 jornadas do final do campeonato.
[Notícia atualizada às 15h03]














