Farioli explica nariz de Martim Fernandes e compara Samu a... Totti
- 15/01/2026
Francesco Farioli não poupou, esta quarta-feira, em conferência de imprensa, nos elogios tecidos à exibição assinada pelo FC Porto sobre o Benfica, por 1-0, graças a um golo da autoria de Jan Bednarek, que acabou por valer o apuramento para as meias finais da Taça de Portugal, defendendo que a mesma apenas pecou por escassa.
"Esta sensação de estarmos juntos foi muito clara. Acho que. logo na primeira parte, temos quatro ou cinco grandes oportunidades, e marcámos numa sequência de pontapés de canto. Na segunda parte, o jogo teve menos oportunidades, porque também defrontámos uma grande equipa com um grande treinador. Mas acho que foi um jogo com todos os ingredientes", começou por afirmar.
"Claro que é importante não sofrer, deixa-nos mais perto de vencer, mas, daqui a quatro dias, vamos defrontar uma equipa que está no seu pico de forma [o Vitória SC]. Já nos eliminaram na Taça de Portugal, conquistaram esse troféu... Temos de estar muito bem preparados para mais um grande desafio", prosseguiu.
"José Mourinho é, para mim, uma referência, pela forma como mudou o futebol. Não só pelas vitórias, mas pela forma como alterou a abordagem ao jogo, a metodologia... Foram coisas que a minha geração aprendeu com Mourinho. Hoje, jogámos um bom futebol, fizemos cinco ou seis jogadas que vos convido a rever. Infelizmente, não se traduziram em golos, caso contrário, amanhã teríamos muitas publicações a falar de uma goleada", completou.
"Chamo Samu por vezes Francesco Totti..."
O treinador italiano enalteceu, ainda, o papel desempenhado por Samu Aghehowa, ainda que, desta feita, não tenha feito o gosto ao pé: "A evolução do Samu é impressionante. Cheguei a ouvir comentários que diziam que não era o jogador certo para o nosso estilo de jogo, mas sempre disse que precisava de um jogador como ele. É jovem e tem coisas a melhorar, mas é muito completo".
"Melhorou no primeiro toque. Até lhe chamo, por vezes, Francesco Totti, porque a maneira como faz os passes até me tem lembrado dele... É um número 9, mas tem a capacidade de desenvolver esta competência, e isso faz com que tenha um perfil único, algo que, para nós, é uma melhoria", apontou.
"Acima de tudo, o crédito é do jogador, da abertura para trabalhar e para aprender pequenos detalhes. Já o disse em outras conferências, é trabalho que se faz nos sub-13 e nos sub-14. E ele tem feito tudo isso, antes e depois do treino. O tempo que tem dedicado ao treino... Ainda há coisas a melhorar, mas sem dúvida que está no caminho certo para ser um dos cinco melhores avançados do mundo", acrescentou.
"Martim Fernandes jogou 75 ou 80 minutos com o nariz partido"
A terminar, o timoneiro dos dragões explicou o motivo pelo qual Martim Fernandes acabou por disputar grande parte deste Clássico com o nariz a sangrar: "Não é a primeira vez que um jogador do FC Porto joga com alguma parte do corpo partida ou em mau estado, e o Martim, de facto, jogou 75 ou 80 minutos com o nariz partido".
"Fez um excelente desempenho, mostrou muita qualidade, capacidade a atacar, a defender, a preencher os espaços. Tenho a certeza de que vai recuperar rapidamente", rematou.
Leia Também: Benfica em queda livre perde com FC Porto e está fora da Taça de Portugal













