Farense-Benfica: Duelo a sul do país antes de possível Clássico
- 17/12/2025
O Benfica, recordista em títulos na Taça de Portugal (com 26 troféus, seguido do FC Porto, que conquistou 20) é o primeiro dos três grandes a entrar em ação nos oitavos de final da prova rainha do futebol português, visitando esta quarta-feira o Farense.
Depois de ter batido o Desportivo de Chaves, em posição de luta pela promoção na II Liga, e o Atlético, da Liga 3, ambos por 2-0, os encarnados viajam até sul do país para encontrar novo emblema de escalão inferior e em nova partida longe do Estádio da Luz.
Os encarnados deslocam-se ao terreno do Farense, oitavo colocado no escalão secundário, que também chegou a esta fase à custa de adversários de divisões inferiores - Vidago (2-0), Marco (3-0) e Silves (5-1).
O vencedor desta eliminatória sabe que enfrentará FC Porto ou Famalicão nos quartos de final da competição. Em caso de triunfo do Benfica, as águias sabem que podem ter pela frente um Clássico no Estádio do Dragão.
A partida entre Farense e Benfica, referente aos 'oitavos' da Taça de Portugal, está agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental) desta quarta-feira, no Estádio de São Luís, em Faro e será ajuizada por Hélder Malheiro, da Associação de Futebol de Lisboa.
Treinadores em discurso direto
Jorge Silas:
Expectativas: "As expectativas são sempre boas. Sabemos do grau de exigência do desafio. Mas estamos a jogar em casa, conhecemos bem o nosso estádio e temos a ambição de criar alguma surpresa. Até porque nesta competição há sempre muitas surpresas."
Melhorias no adversário: "As equipas que jogaram contra eles nos últimos jogos não conseguiram bater essa pressão. No princípio [da época], o Benfica não pressionava assim, no princípio do 'mister' Mourinho, o Benfica também não pressionava assim, mas agora ultimamente encontraram, na minha opinião, a chave para pressionar a maior parte dos adversários. Nós vamos tentar ser a primeira equipa a tentar bater essa pressão."
Reencontro com Mourinho: "Não há ninguém que se compare ao 'mister' Mourinho a nível de títulos. É um treinador que eu admiro muito e respeito muito desde o primeiro momento que o conheci, mas dentro de campo o que nós queremos é competir."
José Mourinho:
Alguma surpresa na equipa amanhã? "O Banjaqui é o único que vai estar convocado para além dos que vieram de baixo, mas que já jogaram connosco. O Neto e o Freitas foram para o Funchal e jogam hoje. Quero tê-los comigo, mas quero que joguem muito para o desenvolvimento. Tiveram dois jogos no banco com a primeira equipa. O Neto jogou meia dúzia de minutos em casa jogo e o Freitas meia dúzia com o Napoli. Precisam de jogar, hoje na Madeira é uma equipa de I Liga porque o Marítimo é uma equipa de primeira liga. É um jogo bom para jogarem 90 minutos. Abrem porta a que gente que não tem sido convocada, que seja convocada. O Obrador regressa e o Banjaqui vai ser convocado pela primeira vez."
Manu Silva vai a jogo com o Farense? "Sim, o Manu joga, o Enzo vai sentar-se ao meu lado. São jogadores com um perfil parecido, posicionalmente nas mesmas zonas, interpretam muito bem o jogo na fase defensiva e ofensiva. Não são muito explosivos e rápidos, mas têm uma leitura de jogo e ocupação de espaço muito boa. São os dois fortes nas bolas paradas. Enquanto não havia Manu estávamos um pouco limitados, agora com ele a começar a aparecer, quando estiver bem é ótimo para nós. Dois jogadores por posição dá-nos estabilidade."
Alterações: "Se vier alguma pergunta sobre se vai mudar, vou mudar alguma coisa, nem muito nem pouco. Vou mudar porque confio cada vez mais em toda a gente. Não vou mudar porque A, B ou C precisa de descansar. O jogador que está em dificuldade é o Barreiro e nem está na lista dos convocados. Alguma mudança que possa fazer não parte pela fadiga, é pela minha confiança crescente em gente que tem tido menos oportunidades comigo. Os nossos treinos parecem jogos, é uma coisa que me dá uma grande satisfação. Faremos 3/4 alterações relativamente ao último jogo."
Últimos resultados
Farense: E-V-D-V-D
Benfica: V-V-E-V-V
Últimos onzes
Farense: Brian Araújo, Toni Herrero, Franco Romero, Rúben Fernandes, Lucas D’Agrella, Yannick Semedo, Cláudio Falcão, Fran Delgado, André Candeias, Balla Sangaré e Bruno Almeida.
Benfica: Anatoliy Trubin, Amar Dedic, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Samuel Dahl, Richard Ríos, Enzo Barrenechea, Fredrik Aursnes, Leandro Barreiro, Georgiy Sudakov e Vangelis Pavlidis.
Ausências
Farense: Nada a registar
Benfica: Bruma, Alexander Bah, Nuno Félix, Leandro Barreiro, Dodi Lukebakio e Henrique Araújo (lesionados).
Leia Também: Resposta a Varandas, as bacoradas e mexidas. O que disse Mourinho













