Família expulsa de voo da Air France devido a lugares: "Humilhação"

  • 19/01/2026

Uma família brasileira foi expulsa de um voo da companhia aérea Air France, que fazia a ligação entre Paris, França, e Salvador, no Brasil, devido a um desentendimento quanto a lugares no avião.

 

Ivan Lopes regressava com a mulher e as duas filhas de uma viagem a Milão, na Itália, contou ao g1. Durante um check-in ainda na cidade italiana, na madrugada de quarta-feira, dia 14 de janeiro, foi-lhes dada a possibilidade de fazerem um upgrade dos seus lugares: por 399 euros por assento poderiam passar de económica premium para executiva. A família aceitou o negócio, e pagou 1.596 euros extra pela melhoria.

Ao desembarcarem em Paris e já prontos para entrar no avião que os levaria de regresso ao Brasil, a família foi informada de que uma das filhas de Ivan teria de regressar ao assento inicial, dado que o lugar previsto, o 7L, estaria com um problema técnico e não poderia ser utilizado.

Contudo, ao embarcar na aeronave, Ivan notou que o assento indisponível era, na realidade, o 5L - não o da sua filha. Nesse, o tal 7L, estaria sentado um passageiro de nacionalidade francesa, que seria funcionária da Air France.

A família denunciou a situação à tripulação que, segundo Ivan, os submeteu a uma humilhação pública. A certa altura, o piloto da aeronave terá saído do cockpit e dirigiu-se à família, gritando com a esposa e com as filhas de Ivan.

No fim, a família acabou por ser retirada do voo com escolta de polícias armados.

Em imagens enviados pelos mesmos à Folha de São Paulo, é possível ver alguns momentos da interação da família com a tripulação. Veja na publicação abaixo:

Ivan Lopes contou ainda que a Air France alegou que a sua família causou prejuízos à empresa e que os informou que, caso desejassem viajar no dia seguinte, teriam de comprar novos bilhetes de avião.

Perante a situação, a família acabou por decidir comprar as passagens, também em classe executiva, numa outra companhia aérea, já depois de ter pedido apoio jurídico. Segundo Ivan, a Air France demorou ainda duas horas para devolver a bagagem à família.

"O que vivenciámos não foi apenas um transtorno de viagem, mas uma situação humilhante, traumática e desproporcional, que expôs uma família e, especialmente, uma criança a sofrimento emocional desnecessário", defendeu Ivan.

Air France fala em "comportamento inadequado" da família

Em comunicado enviado ao g1, a Air France refutou a versão dos eventos da família, afirmando que a tripulação decidiu retirar os quatro passageiros "indisciplinados" do voo para garantir a segurança da viagem.

"O comportamento adotado a bordo, antes da partida, causou atraso, gerou insatisfação entre outros passageiros e poderia ter comprometido a segurança do voo", pode ler-se na nota.

A companhia aérea explicou ainda que o assento indisponível não era, de facto, o da criança da família. Contudo, nestes casos, a empresa tem como política realocar o passageiro que comprou inicialmente o bilhete em classe executiva. O cliente que fez o upgrade no dia regressa ao lugar original e o dinheiro extra é reembolsado mais tarde.

"Considerando o desejo dos passageiros de viajarem juntos, a equipe da Air France ofereceu assentos na cabine Premium Economy, conforme originalmente previsto. No entanto, os passageiros optaram por manter três assentos em Classe Executiva (upgrade) e um assento em Premium Economy", acrescentou a Air France.

Apesar de terem sido informados da situação, a companhia aérea afirmou que a família reagiu "de forma extremamente exaltada e adotaram comportamento inadequado em relação à tripulação de cabine. Apesar das explicações fornecidas e dos reiterados apelos do comandante para que mantivessem a calma, o mau comportamento persistiu", levando assim à retirada da família da aeronave.

Ivan Lopes já admitiu que vai levar a situação a tribunal, estimando que a empresa deve 16 mil euros à família por prejuízos com novos bilhetes, alimentação e transporte até outro aeroporto.

Leia Também: Insólito. Dupla tenta roubar carro sem combustível no Brasil

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2922478/familia-expulsa-de-voo-da-air-france-devido-a-lugares-humilhacao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes