Famalicão afasta Estoril e apura-se para os oitavos de final da Taça
- 22/11/2025
No Estádio António Coimbra da Mota, Estoril e Famalicão protagonizaram, este sábado, um duelo entre equipas da I Liga na quarta eliminatória da Taça de Portugal. No final, foram os famalicenses a confirmarem o apuramento para os oitavos de final, com um triunfo, por 2-1.
A formação minhota não demorou tempo para fazer balançar as redes. Aos 2', Tom van de Looi contou com o desvio de Antef Tsoungui para inaugurar o marcador. A trajetória da bola apanhou de surpresa o guardião Martin Turk.
De forma notória, os famalicenses impuseram a sua identidade de jogo. A reação canarinha surgiu aos 30', através de uma perdida de Kevin Boma, que colocou mal a cabeça na bola em posição privilegiada.
Aos 37', André Lacximicant, perto da pequena área, acertou nas 'orelhas' da bola, fazendo assim um passe para as mãos de Ivan Zlobin. Na resposta, aos 40', Gil Dias esteve perto do 0-2, mas Martin Turk não deixou, defendendo o remate para canto. Na sequência do lance, Yassir Zabiri, campeão do Mundo sub-20 com Marrocos, revelou falta de comunicação com um companheiro de equipa à boca da baliza.
Na segunda parte, as oportunidades de golo sucederam-se nas duas balizas. As mais flagrantes foram do Estoril. Primeiro, aos 74', Yanis Begraoui permitiu um corte fundamental de um defesa famalicence, quando este apareceu na cara do guarda-redes. Logo a seguir, Kevin Boma voltou a revelar deficiência no jogo aéreo.
Quem não marca, sofre. Aos 77', na sequência de um canto, Pedro Bondo encheu o fé e dilatou a vantagem minhoto. Lance muito consentido por parte dos jogadores do Estoril, que deixaram o jogador solto de marcação à entrada da área.
Cada vez mais balançado no ataque, o Estoril relançou a partida a quatro minutos dos noventa. Trabalho individual de Guitane sobre a direita e Alejandro Marqués, com um grande cabeceamento, a reduzir.
O Estoril tentou forçar o prolongamento, mas pagou caro a falta de eficácia, quando vinha de oito golos nos últimos jogos.
O Famalicão junta-se a Benfica, AVS, Casa Pia, Lusitano de Évora, Vitória SC, Sporting e UD Leiria nos oitavos de final.
O que falta jogar na quarta eliminatória da Taça de Portugal?
A quarta eliminatória da Taça de Portugal prossegue este sábado, pelas 20h15, com o FC Porto-Sintrense, no Dragão.
Já no domingo, haverá lugar ao Lusitânia de Lourosa-Torreense (às 11h00), ao Vila Meã-Leixões, ao Fafe-Arouca (ambos às 14h00), ao Farense-Silves (às 15h00), ao Santa Clara-Comércio e Indústria (às 16h00), ao Tondela-Caldas (às 17h00) e, finalmente, ao Sporting de Braga-Nacional (às 17h30), que dará a ronda por encerrada.
Quanto ao sorteio dos 'oitavos' e dos 'quartos' da prova-rainha do futebol nacional, está agendado para as 14h30, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Leia Também: Lusitano de Évora continua a sonhar na Taça. UD Leiria cumpre em Sintra
Leia Também: Vitória SC elimina Mortágua e segue para os oitavos de final da Taça
Leia Também: Casa Pia não perdoa em Alpendorada e segue para em frente na Taça
Leia Também: AVS sofre até ao fim, mas junta-se ao Benfica nos 'oitavos' da Taça














