"Faltou ação". As críticas dos candidatos a Belém ao discurso de Marcelo

  • 01/01/2026

Catarina Martins, apoiada pelo Bloco de Esquerda, criticou Marcelo por "olhar" para o Portugal de há 125 anos, citando um texto de Eça de Queiroz, sublinhando ter faltado "uma palavra" sobre os problemas na saúde, e as horas de espera nos hospitais, ou o custo de vida.

 

"Talvez por estar em final de mandato [o Presidente] não tenha querido fazer uma mensagem mais direcionada aos problemas concretos. Faltou uma palavra para o desespero que vimos nestes dias no acesso à saúde, por exemplo, que continua a ser uma das questões mais complicadas do nosso país, ou o custo de vida", disse a eurodeputada.

"Precisamos de olhar para o futuro, como Marcelo disse, fazer diferente para termos melhor futuro", concluiu.

António Filipe, apoiado pelo PCP, afirmou que a mensagem de otimismo de Marcelo Rebelo de Sousa para o futuro não se vai concretizar na saúde, nas leis laborais, que ameaçam mais precariedade, ou na educação.

Para que 2026 "possa ser melhor para a esmagadora maioria dos portugueses, é preciso que haja uma mudança política em questões fundamentais da política nacional", disse.

António Filipe criticou Marcelo pela "absolvição total das causas da grave situação a que o país chegou e que afeta, de facto, os direitos dos portugueses e representam um grave incumprimento da Constituição em aspetos fundamentais".

O líder do Chega e candidato a Presidente da República, André Ventura, elogiou a forma "neutral" e "objetiva" feita por Marcelo Rebelo de Sousa quanto ao "diagnóstico" do estado do país, mas considerou que, tal como no restante mandato, faltou "a capacidade de intervenção e ação política".

"Os portugueses não precisam de um Presidente que faça diagnósticos e análises", apontou, criticando a postura de "analista" do atual chefe de Estado e defendendo que o país "precisa de um Presidente" interventivo e que "tome "decisões difíceis".

Marcelo mostrou-se confiante num "melhor futuro do que o passado"

Na sua última mensagem de Ano Novo como chefe de Estado, feita em direto a partir do Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa manifestou hoje o desejo de que 2026 seja um ano com mais saúde, educação, habitação, justiça, tolerância e concordância em Portugal, com ainda mais emprego e menos pobreza.

O Presidente disse esperar, em termos globais, "um ano com mais desenvolvimento, mais justiça, mais liberdade, mais igualdade, mais solidariedade".

"O mesmo desejo vale para nós, vale para Portugal. Ano novo, vida nova. Também com mais saúde, mais educação, mais habitação, mais justiça, ainda mais crescimento, ainda mais emprego e menor pobreza e desigualdade", acrescentou, pedindo também "mais tolerância, mais concordância" e "sentido de coesão nacional".

Leia Também: Esquerda pede "mudança do rumo" do país após discurso de Marcelo

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2912370/faltou-acao-as-criticas-dos-candidatos-a-belem-ao-discurso-de-marcelo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes