Falta desta vitamina pode levar a problemas de visão (e não só)
- 02/01/2026
As vitaminas estão por todo o lado e existem alimentos que acabam por ser mais benéficos do que outros. Poderia achar que a vitamina C é uma das mais importantes, mas existe outra que deve também ter em conta e que pode estar relacionada com vários problemas de saúde.
Segundo a Cleveland Clinic, trata-se da vitamina E. Explicam que é importante para proteger as células dos radicais livres. "O corpo precisa de bastante vitamina E para combater os radicais livres. Se tiver deficiência de vitamina E, o seu sistema imunitário pode ter dificuldades em protegê-lo contra doenças e infeções."
Revelam que é importante para conseguir ter uma pele saudável, uma melhor visão, evitar os coágulos sanguíneos e reduzir a inflamação do corpo.
Falta de vitamina leva a problemas de visão
“Os sintomas da deficiência de vitamina E afetam principalmente o sistema nervoso. Estes podem incluir fraqueza muscular, problemas de visão e dificuldades no controlo dos movimentos corporais”, continua a Cleveland Clinic.
Leia Também: 8 alimentos que substituem os suplementos de vitamina C
Em casos mais graves, a deficiência desta vitamina está ligada a problemas de visão, como é o caso da cegueira, mas também pode levar ao crescimento anormal dos vasos sanguíneos nos olhos.
Por outro lado, pode fazer com que tenha mais dificuldade em caminhar, ficar com os reflexos lentos e até com o sistema imunitário enfraquecido.
"Distúrbios na absorção de gordura e certas doenças genéticas geralmente causam deficiência de vitamina E. Esta é uma vitamina encontrada em muitos alimentos. Portanto, pessoas saudáveis raramente apresentam este tipo de deficiência."
Os alimentos ricos em vitamina E que reforçam o sistema imunitário
À partida, pode associar a vitamina C ao reforço do sistema imunitário. Ainda assim, não é a única que lhe traz benefícios nesta altura do ano. Também a vitamina E pode fazer maravilhas pela sua saúde e ainda trazer benefícios ao seu coração.
"A vitamina E atua como um antioxidante. Ajuda contra o stress oxidativo, um fator importante contra as doenças crónicas, cardíacas e cancro. É ainda benéfica para o sistema imunitário”, explica a nutricionista Connie Elick ao 'website' Shape.
"Uma dieta pobre em gordura pode diminuir a absorção de vitamina E e outras vitaminas. Assim, deve ser sempre combinada com uma fonte de gordura, como o abacate, o azeite ou frutos secos", continua.
Desta forma, aponta o óleo de avelã como um dos alimentos a ser tomados. "É ótimo para untar aos molhos de saladas." Também as sementes de girassol são fundamentais ao darem 25 miligramas de vitamina E por casa meia chávena.
A manteiga de amendoim é outro aliado perfeito. "Pode ser um complemento aos smoothies, bolachas de trigo e sanduíches."














