"Falei com Marcelo antes de ir para o hospital. Tenciono visitá-lo hoje"
- 02/12/2025
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, revelou esta terça-feira, 2 de dezembro, aos jornalistas, que tenciona visitar o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ainda no decorrer do dia de hoje, no Hospital de São João, no Porto, onde este se encontra internado devido a uma operação de urgência a uma hérnia encarcerada.
Aos jornalistas, a partir de Santa Maria da Feira, onde marcou presença na sessão de abertura do Millennium Portugal Exportador, no Europarque, o Chefe de Governo começou por dizer que falou com Marcelo "ontem, ainda antes da intervenção cirúrgica" e que está "informado que as coisas estão a correr bem".
"Desde o primeiro momento eu tive ocasião de ligar ao senhor Presidente da República quando tive a notícia que ele estava indisposto. Ainda antes de ele se dirigir para o hospital. Trocamos algumas palavras. Ele explicou-me o que é que estava a sentir, não vou naturalmente falar sobre isso. Mas, desde esse momento, ele foi para o hospital e aquilo que depois aconteceu, já têm conhecimento. Nessa altura ele não sabia que ia fazer a intervenção cirúrgica que fez, mas felizmente tudo correu bem e a recuperação também está a decorrer", esclareceu.
"Tenciono visitá-lo hoje. Ainda não sei as horas. Quando entrei aqui nesta sessão ainda não tínhamos conseguido fazer esse agendamento", explicou, reiterando que pretende "comprovar mesmo com o contacto com ele" que está bem.
Questionado sobre o que vão falar durante a visita, Luís Montenegro salientou que será sobretudo "sobre esta recuperação, que é o mais importante neste momento". Porém, o encontro também servirá para "projetar os próximos tempos".
"É um bocadinho difícil com o Presidente da República que temos deixar de falar, seja em que circunstâncias for, deixar de falar da realidade política e social do país", notou Montenegro, com um sorriso nos lábios.
Para o primeiro-ministro, não há nenhum dossier que seja necessário tratar enquanto Marcelo estiver hospitalizado. "Está tudo em dia", garantiu.
"O senhor Presidente da República pode e deve estar nestes dias absolutamente focado e concentrado na sua recuperação física e é isso que nós também desejamos. Apesar de não estranhar a ideia dele próprio querer regressar muito rapidamente à vida ativa, regressar em pleno à sua agenda e às suas responsabilidade enquanto Presidente da República", reiterou.
Recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa foi operado de urgência, na noite de segunda-feira, a uma hérnia encarcerada, no Hospital de São João, no Porto.
A cirurgia correu bem e o Presidente da República está bem disposto. Se tudo continuar a correr como até agora, Marcelo poderá ter alta já amanhã, quarta-feira, 3 de dezembro.
Leia Também: Aguiar-Branco visita Marcelo hoje à tarde. Montengro também já fez pedido













