Fafe volta a ser tomba-gigante na Taça de Portugal ao afastar o Arouca
- 23/11/2025
O Fafe, da Liga 3, eliminou, este domingo, o Arouca, da I Liga, na quarta eliminatória da Taça de Portugal, com um triunfo, por 2-1.
No Parque Municipal dos Desportos de Fafe, debaixo de uma intensa chuva, os arouquenses abriram o marcador à passagem do minuto 27 e logo em grande estilo. O extremo Naïs Djouahra saiu da esquerda para o meio e concluiu o lance com uma finalização potente. Foi o sexto golo do franco-argelino, de 26 anos, na presente temporada.
Antes do intervalo, os locais desperdiçaram uma oportunidade de ouro para restabelecer a igualdade. Aos 40', Théo Fonseca acertou nas 'orelhas' da bola à boca da baliza, após defesa incompleta de João Valido na sequência de um livre latera. Enorme perdida do avançado, que já jogou na I Liga ao serviço do Famalicão.
No início da segunda parte, aos 50', o Fafe chegou ao empate. Canto trabalhado pelo corredor direito e João Oliveira cabeceou para o fundo das redes, reforçando a tendência do Arouca sofrer praticamente em todos os jogos em 2025/26.
Pouco depois, aos 58', Carlos Daniel surgiu isolado na cara de João Valido, mas não conseguiu ter a melhor definição, sendo que o remate ficou nas mãos do guarda-redes.
O Arouca deu finalmente um ar da sua graça ao minuto 64, através de um cabeceamento de Dylan Nandim, travado de forma superior por João Gonçalo, que impediu assim nova vantagem dos visitantes. Logo a seguir, foi a vez de Pablo Gozalbez de colocar à prova o dono da baliza dos anfitriões.
O Fafe aproveitou os inúmeros pontapés de canto para ameaçar a reviravolta. Aos 68', Filipe Cardoso surgiu ao primeiro poste, desviando a bola para a malha lateral. Era notória a supremacia dos jogadores da Liga 3 no aspeto aéreo.
No último quarto de hora, nova grande oportunidade de ouro para os locais. Na sequência de um cruzamento, João Valido deixou a bola para os pés de João Santos, que rematou contra Popovic em cima da linha de golo.
Em tempo de compensação, aos 90'+2, a magia da prova rainha aconteceu. Na sequência de um canto, João Oliveira assinou o segundo golo da conta pessoal, lançando uma enorme festa no relvado e nas bancadas.
O técnico Vasco Seabra nem quis acreditar no banco de suplentes. O Arouca registou a quarta derrota consecutiva, sendo que esta ditou o afastamento da Taça de Portugal diante de uma equipa de dois escalões abaixo.
Por sua vez, o Fafe, quinto classificado da Serie A, continua a alimentar o sonho na prova, sendo que já eliminou duas equipas da I Liga (Moreirense e Arouca).
O que falta jogar na quarta eliminatória?
O Vila Meã recebe o Leixões, que está no prolongamento. No Algarve há duelo agendado para as 15h00 entre Farense e Silves. Nos Açores, por sua vez, Santa Clara e Comércio e Indústria disputam uma vaga a partir das 16h00 (hora de Portugal Continental).
A meio da tarde, quando o relógio marcar 17h00, a festa da Taça de Portugal prossegue na Beira Alta, com o Tondela a receber o Caldas, ao passo que o Sporting de Braga vai receber o Nacional meia hora depois.
Refira-se que o sorteio dos oitavos de final está agendado para as 14h30 de terça-feira.
Leia Também: EM DIRETO: Fafe elimina Arouca. Leixões, Farense e Santa Clara em ação













