Fafe acaba com o sonho do Lusitano e garante vaga nos 'quartos' da Taça
- 27/12/2025
Está encontrado o último clube classificado para os quartos de final da Taça de Portugal. No último duelo dos oitavos de final da prova rainha do futebol português, e que colocou frente a frente duas equipas de campeonatos não profissionais, o Fafe levou a melhor na visita, na tarde deste sábado, ao Lusitano de Évora, vencendo por, 0-1, no Alentejo. O emblema fafense encontra, desta forma, o Sporting de Braga na próxima fase da competição.
O Campo Estrela, em plena cidade de Évora, recebeu um duelo entre duas equipas da Liga 3, que eram, por esta altura, as representantes dos campeonatos não profissionais na prova rainha do futebol português. O relvado, esse, embora bem tratado, estava um pouco ensopado, o que não trouxe um grande espetáculo aos adeptos presentes no estádio eborense.
O duelo começou equilibrado, com ambas as equipas a procurarem impor o seu ritmo, mas sem criarem oportunidades claras de golo. Os lusitanistas, a jogar em casa, até tiveram maior iniciativa de jogo na primeira metade, mas sem conseguir criar grandes ocasiões de perigo na etapa inicial.
A única exceção foi um remate de Dida, que nem se pode considerar como tal. O avançado da equipa de Pedro Russiano seguia isolado, mas a intervenção do guarda-redes dos justiceiros atrapalhou a ação do jogador da turma eborense e foi fundamental para o nulo se manter ao intervalo. O Fafe não conseguiu fazer um remate nos primeiros 45 minutos.
O segundo tempo trouxe maior intensidade e emoção e acabaria por aparecer o golo que decidiu esta eliminatória. O internacional angolano Picas, de 24 anos, bailou no corredor direito e tirou um cruzamento bem medido para o interior da área. Numa corrida de trás para a frente, Vasco Braga apareceu para cabecear e atirou para o único golo do encontro em cima do minuto 54.
Em desvantagem, o Lusitano de Évora aumentou o ritmo e pressionou em busca do empate. No entanto, e pouco depois do golo, o treinador do Fafe promoveu a entrada de mais um defesa-central, jogando com três, o que dificultou ainda mais a vida aos eborenses. Apesar do esforço dos alentejanos, o marcador não voltou a sofrer alterações até ao apito final do árbitro Vasco Mira.
Nas rondas anteriores, o Fafe afastou o Oriental, do Campeonato de Portugal, e depois o Moreirense e o Arouca, dois emblemas da I Liga. Esta é a quinta vez que o emblema minhoto chega aos quartos de final da Taça de Portugal, a primeira vez desde 1999/00. Nessa altura, perdeu com o FC Porto por 3-0, com hat-trick de Jardel. Em 1976/77 e 1978/79 foi até às 'meias', nas duas melhores participações do clube na competição.
O Fafe, a única equipa da Liga 3 ainda em prova, vai receber o Sporting de Braga, da I Liga nos quartos de final da prova. O duelo está agendado para 14 de janeiro.














