Fadista Miguel Ramos inicia digressão por três palcos franceses no sábado

  • 08/02/2026

No sábado, dia 14, Miguel Ramos partilha o palco com Maura Airez, na Association Franco Portugaise, em Boissise-Le-Roi, nos arredores de Paris, e, no dia seguinte, atua no Chateau Lorenz, em Bry-sur-Marne, no âmbito da celebração de 25 anos de fado da Association Portugaise Gaivota, com o músico Felipe de Sousa.

 

Felipe de Sousa vive em França desde os 10 anos, onde aprendeu a tocar viola, aos 15, de forma "autodidata". Licenciado em Musicologia, Sousa editou, em 2018, o álbum "HYDROLISE (fado framenté et guitare désarticulée)", e tem o projeto "Fado Clandestino", com a vocalista francesa Lizzie Leveé e o guitarrista português Nuno Esteven.

Em Boissise-Le-Roi, Miguel Ramos acompanha-se à viola e conta com os músicos Rafael Pacheco, na guitarra portuguesa, e Manuel Vaz Silva, na viola baixo.

No próximo dia 21, Miguel Ramos atua na sala Émile Zola, em Nogent sur Marne, numa iniciativa da Associação Estrelas do Mar daquela localidade nos arredores da capital francesa. Neste espetáculo, convida a fadista Cátia Garcia, volta a acompanhar-se à viola, e conta ainda com os músicos Luís Petisca, na guitarra portuguesa, e Nani, na viola-baixo.

Na bagagem, Miguel Ramos leva os temas do seu álbum "Aqui na Alma" (2017), como o que intitula o disco, "Aqui na Alma" (Diogo Clemente/Fado Cravo, de Alfredo Marceneiro), "Gosto do Vento" (Tozé Brito/António Tavares Teles) e "Meu Amor é Nuvem Branca" (Mário Rainho/José Marques Amaral).

Ramos também vai interpretar dois fados que antecipam o seu próximo álbum, projetado para junho próximo, designadamente "Vizinha da Frente" (José Gonçalez/Guilherme Banza), a sair em 'single' no próximo dia 13, e "Aprendendo a Mentir" (Tiago Torres da Silva/Fado Perseguição, de Carlos da Maia), saído em 'single' em janeiuro.

Miguel Ramos canta há mais de 20 anos, tendo começado aos 14. Em 1996, venceu a Grande Noite do Fado, em Lisboa.

Numa entrevista à agência Lusa, em 2017, Miguel Ramos apontou Fernando Maurício como uma das suas "grandes influências", e ainda António Rocha, Manuel de Almeida, Carlos do Carmo, Beatriz da Conceição e Maria da Nazaré, à qual se referiu como a sua fadista de eleição.

Filho do músico Victor Ramos, Miguel Ramos não tem qualquer ligação com uma parceria histórica do fado, os irmãos Casimiro e Miguel Ramos, músicos e autores de vários fados, nomeadamente o Fado Alberto.

Como viola, participou no musical "Amália", de Filipe La Feria, e acompanhou nomes como Camané, Pedro Moutinho, Ricardo Ribeiro e Ana Sofia Varela, entre outros.

Recentemente, tem feito parte, como cantor, do musical "Amore", de Pippo Delbono, com direção musical de Pedro Jóia.

Leia Também: Câmara de Caminha diz que programação comercial de cinema é para manter

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/2935326/fadista-miguel-ramos-inicia-digressao-por-tres-palcos-franceses-no-sabado#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes