Fabregas 'explode' com Morata: "Que se dedique a outro trabalho..."
- 15/02/2026
Está o 'caldo entornado' no Como. A expulsão de Álvaro Morata frente à Fiorentina (1-2), em jogo disputado na tarde de sábado, deixou o treinador Cesc Fàbregas à beira de um ataque de nervos. O avançado espanhol viu o cartão vermelho já nos instantes finais da partida, mas com um intervalo de um minuto.
Depois de um primeiro amarelo, Morata viu outro logo de seguida, após ter-se pegado com Rolando Mandragora.
O árbitro ainda ouviu o auxiliar que se encontrava próximo do desaguisado entre os dois jogadores e só depois tomou a decisão de mostrar um cartão amarelo para cada. Ora, para Morata era mesmo o segundo e a expulsão foi inevitável.
Quem não ficou nada satisfeito com a situação foi Fàbregas, que não teve qualquer problema em apontar o dedo a um jogador que tão bem conhece, aconselhando-o a procurar outro desporto.
"A provocação faz parte do futebol. Quem não sabe conviver com a provocação, que se dedique a outro trabalho. É um jogador muito experiente e espero muito mais do que isto", atirou o treinador espanhol do Como, na antena da DAZN Itália, visivelmente irritado.
Cesc Fàbregas habla claro tras la expulsión a Álvaro Morata
— DAZN Fútbol (@DAZNFutbol) February 14, 2026
️"Quien no pueda convivir con la provocación, que se dedique a otro trabajo" pic.twitter.com/f7Naz0x8WV
De companheiros de equipa a uma relação de treinador e jogador
As críticas de Fàbregas ganham maior dimensão tendo em conta o passado do antigo jogador espanhol. Afinal de contas, o agora treinador foi colega de equipa de Álvaro Morata tanto no Chelsea como na seleção de Espanha.
No total foram 65 os jogos em que ambos alinharam na mesma equipa dentro de campo, sendo que tudo mudou desde março de 2016, a última vez que partilharam o relvado.
O antigo jogador do Arsenal entretanto reformou-se e aventurou-se como treinador, dando o aval para a contratação do antigo colega de equipa no último verão. No entanto, os números de Morata ao serviço do Como estão longe de estar a ser um sucesso: apenas um golo marcado em 19 jogos disputados.
Aos 33 anos, o internacional espanhol que já passou por diversos outros clubes - Atlético de Madrid, Real Madrid, Juventus e AC Milan à cabeça - tarda em justificar a aposta de Fàbregas e vai agora ficar de fora, devido a castigo, o jogo frente ao AC Milan, na quinta-feira, clube pelo qual está... emprestado.
A época do Como e o sonho da Champions
A temporada do Como está a ser amplamente positiva. Atualmente no sétimo lugar da Serie A, mas com menos um ponto face ao sexto classificado, a Atalanta, tendo menos um jogo disputado, a formação comandada por Fàbregas também tem brilhado na Taça de Itália, onde já garantiu um lugar nas meias-finais.
De resto, o Como já conseguiu igualar a sua melhor campanha de sempre na competição, ao repetir o estatuto de semifinalista que havia conseguido em 1985/86. Nas meias-finais vai defrontar o Inter, que vai liderando de forma isolada no campeonato e que conta com nove Taças no seu palmarés.
Por seu turno, Fàbregas, de 38 anos, está a cumprir a terceira temporada como treinador principal do Como, clube ao qual chegou para ser treinador adjunto em 2024 e que liderou rumo ao máximo escalão do futebol italiano.
Confira a fotogaleria e veja as imagens que documentam a expulsão de Morata no Como-Fiorentina.














