Fabian Figueiredo diz que BE "vai levantar a cabeça" e "elevar política"

  • 29/11/2025

"Na Casa Branca temos um governo 'trumpista' de extrema-direita. Em São Bento temos um Governo rampista. O Luís [Montenegro] trabalha há 600 dias para normalizar a política de extrema-direita em Portugal. Ataca a segurança da casa, do salário, da escola e do hospital", criticou o bloquista que deverá substituir no parlamento Mariana Mortágua no final do ano.

 

Fabian Figueiredo prometeu uma batalha contra "a rampa em que a política portuguesa se transformou", considerando que "o futuro não tem que ser um susto".

"Nesta convenção reconhecemos o que temos que fazer melhor, o que fizemos mal, mas vamos levantar a cabeça. Sairemos desta convenção para elevar a política em Portugal, para construir a unidade na greve geral, para garantir que em Portugal se debate o que importa, o salário, a casa, a escola, para que a esquerda ganhe a rua, a voz, a consciência e os corações das portuguesas e dos portugueses", disse.

Outro antigo líder parlamentar que usou da palavra durante a tarde na reunião magna do BE foi Pedro Filipe Soares, que defendeu que a mobilização contra a legislação laboral proposta pelo Governo "mudou o debate político".

"André Ventura bem pode tentar fazer cartazes, falar de burcas, até andar nu pelo Chiado que agora já não tira da centralidade do debate a greve geral", disse, considerando que isso prova que, quando se fala de "temas que chegam à maioria social", o BE consegue "ter um apoio social".

Segundo bloquista, no período da troika, "o país saiu à rua porque o Bloco se mexeu", considerando que "este partido que alguns dizem moribundo fez a diferença na vida das pessoas".

"Àqueles que teimosamente nos querem dar como moribundos e mortos, vimos cá dizer agora que já lhes descobrimos as manhas, agora que sabemos quais são os patrões até da comunicação social que anda com a extrema-direita nas palminhas, nós não os vamos largar e cá estaremos para dar mais espaço à esquerda no país, porque esta esquerda também depende do Bloco de Esquerda", prometeu.

José Soeiro, ex-deputado e dirigente, defendeu que o BE deve aproveitar a greve geral agendada para o próximo dia 11 de dezembro como impulso.

"O grande desafio é o da continuidade, é não só aproveitar o instante propício da greve, mas de sermos capazes de uma intervenção que supere o toca e foge, que se inscreve no tempo para lá do 'zapping' militante ou das brechas mediáticas", apelou.

Para que tal aconteça, Soeiro alertou que é preciso "superar os vícios de funcionamento" que o BE "tem mantido" e "corrigir erros".

Dirigindo-se a Pureza, que deverá assumir o cargo de coordenador no domingo, Soeiro elogiou a sua "inteligência sensível e ecuménica".

"A gente ajuda, havemos de ser mais eu bem sei", rematou.

Antes, o bloquista João Curvêlo, candidato à direção, também reconheceu erros e avisou que "uma esquerda fechada sobre si própria é pouco mais do que um grupo de autoajuda".

O ex-deputado Moisés Ferreira partilhou uma pergunta na qual tem pensado: "porque raio é que Ana Paula Martins ainda é ministra da saúde?".

O bloquista deu prontamente a resposta à sua pergunta, considerando que a ministra "está a fazer o trabalho para o qual foi contratada" porque "Luís Montenegro e o lobby da saúde querem Ana Paula Martins para destruir o SNS".

A segunda razão para se manter no cargo é porque "a extrema-direita permite com as suas pantominices", segundo Moisés Ferreira.

Já o dirigente Adriano Campos criticou a "política de rolo compressor" do Governo PSD/CDS-PP "que se apoia em duas muletas" que são Chega e a IL.

"Esta casa da direita unida tem um repousa pés: chama-se PS", atirou, considerando que esta convenção do BE é sobre "como reorganizar para vencer".

[Notícia atualizada às 20h31]

Leia Também: Aprovadas alterações aos Estatutos do BE propostas pela Mesa Nacional

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2896953/fabian-figueiredo-diz-que-be-vai-levantar-a-cabeca-e-elevar-politica#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes