Exportações de calçado crescem 3,8% em volume e 2,1% em valor

  • 25/11/2025

Em comunicado, a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos (APICCAPS) afirma que o setor "consolidou em setembro o ciclo de crescimento observado ao longo de 2025, reforçando a sua posição nos principais mercados internacionais" e ganhando quota face aos principais concorrentes.

 

Destacando a "forte capacidade competitiva do setor num contexto internacional desafiante e marcado por instabilidade em mercados estratégicos, como a Alemanha ou França", a APICCAPS salienta o crescimento do calçado de segurança (+17% em valor), do calçado para criança (+6%) e do calçado em materiais têxteis (+18,8%).

Já o calçado em couro, o principal agregado das exportações portuguesas, "manteve estabilidade em valor, contrariando o ambiente global de forte pressão sobre margens e preços médios".

Nos primeiros nove meses do ano, a Europa continuou a ser o principal destino do calçado português, absorvendo cerca de 80% das exportações, tendo as vendas para o mercado europeu crescido 5,9% em quantidade (para 47 milhões de pares) e 4,4% em valor (para1.098 milhões de euros).

A associação destaca os aumentos registados na Alemanha (+11,3%, para 372 milhões de euros) e em Espanha (+20,6%, para 139 milhões de euros), enquanto França, um mercado "historicamente central" para o setor, registou um ligeiro recuo de 0,4%, para 263 milhões de euros.

Fora da Europa, manteve-se a recuperação nos Estados Unidos, após um início de ano "marcado por forte volatilidade".

Embora este mercado registe ainda um recuo de 7,9% até setembro, está já longe das quebras mais pronunciadas do primeiro trimestre.

Nos mercados asiáticos, a APICCAPS aponta os crescimentos na Coreia do Sul (+18,2%) e no Japão (+4,8%), com as vendas para ambos estes mercados a aproximarem-se dos três milhões de euros.

Citado no comunicado, o presidente da associação considera que estes resultados "refletem a enorme capacidade de adaptação da indústria portuguesa num momento de grande complexidade".

Afirmando que a indústria nacional "soube ajustar-se rapidamente às novas dinâmicas de consumo", Luís Onofre sublinha que "o setor está, na sequência dos investimentos em curso, mais preparado para competir globalmente".

Para a APICCAPS, os dados do mês de setembro assumem "uma relevância especial ao confirmar a inversão da tendência negativa registada em 2024 e ao consolidar a trajetória de recuperação iniciada no início de 2025".

Algo que, enfatiza Onofre, "não acontece por acaso", mas "é o resultado de uma estratégia coletiva e um forte investimento".

Com estes resultados, o dirigente associativo acredita que 2025 terminará como "um ano de estabilização e reposicionamento estratégico", marcando "um novo ciclo de afirmação internacional da indústria portuguesa de calçado", num período que "está a ser muito difícil para o setor do calçado no plano internacional".

A este propósito, a associação enfatiza o facto de a 'performance' portuguesa continuar a superar a dos concorrentes, o que lhe tem permitido ganhar quota de mercado.

Segundo dados do Eurostat, até agosto, a indústria italiana recuou 1,3% e a Espanha 3,3%, enquanto a Turquia registou uma quebra acumulada das exportações na ordem dos 13%.

Quanto ao maior 'player' internacional do setor, a China, que tem uma quota na produção mundial de 56%, estava a cair 9,1% no acumulado entre janeiro e setembro.

Leia Também: GNR e PSP em rede que explora imigrantes anula "confiança" no Estado

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2894206/exportacoes-de-calcado-crescem-3-8-em-volume-e-2-1-em-valor#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes