Exportações caem 5,2% e importações 3% em outubro

  • 10/12/2025

Perante esta evolução, o défice da balança comercial de bens atingiu 2.805 milhões de euros, o que se traduz num agravamento de 77 milhões de euros face a outubro de 2024. De acordo com o INE, os combustíveis e lubrificantes representaram 14% do défice da balança comercial de bens em outubro de 2025.

 

Se for excluído o efeito dos combustíveis e lubrificantes, o défice da balança comercial foi de 2.413 milhões de euros, um agravamento de 365 milhões face ao período homólogo.

No que diz respeito aos preços, estes continuaram a cair em outubro, registando-se uma redução de 1,4% nos índices de valor unitário nas exportações e de 1,8% nas importações (-1,3% e -2,2%, respetivamente, em setembro de 2025).

Nas exportações, o gabinete de estatísticas destaca o decréscimo das transações de combustíveis e lubrificantes (-42,5%), "refletindo uma descida em volume nas exportações desta categoria de produtos (-37,6%), acompanhada por uma diminuição de preços (-7,8%), desempenho para o qual não será alheia a paragem de unidades da refinaria nacional".

Além disso, verificou-se também uma queda nas exportações dos fornecimentos industriais (-7,3%), devido à "quantidade significativa de produtos químicos exportados para os Estados Unidos no período homólogo, correspondentes, sobretudo, a transações com vista a trabalho por encomenda (sem transferência de propriedade)".

Neste sentido, quando se analisam os principais países parceiros de 2024, sobressai o decréscimo dos Estados Unidos (-42,6%), essencialmente na categoria de fornecimentos industriais.

Em termos acumulados no ano, até outubro, as exportações aumentaram 1,0%, em termos homólogos (+2,9% no mesmo período de 2024).

Já nas importações, é também nos combustíveis e lubrificantes (-42,4%) que se verifica a maior queda, "maioritariamente óleos brutos de petróleo com origem no Brasil, refletindo uma descida em volume das importações desta categoria de produtos (-48,0%), tendo-se verificado um aumento no preço (10,8%)".

Quanto aos principais países parceiros, registou-se um decréscimo de 87,9% nas importações provenientes do Brasil enquanto, por outro lado, aumentaram as compras da China em 29,8%, essencialmente importações de combustíveis e lubrificantes e de fornecimentos industriais.

No acumulado do ano até outubro, as importações aumentaram 5,5%, face a igual período do ano anterior (+1,2% no mesmo período de 2024).

Leia Também: Exportações e importações diminuíram 5,2% e 3% em outubro

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/economia/2902208/exportacoes-caem-5-2-e-importacoes-3-em-outubro-#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes