Explosão em fábrica no norte da China faz dois mortos e 84 feridos
- 19/01/2026
As autoridades locais da cidade de Baotou, onde se situa a fábrica, informaram hoje que todos os feridos estão a ser assistidos em hospitais, e que cinco se encontram em estado grave.
Segundo o gabinete municipal de gestão de emergências, o acidente ocorreu por volta das 15:00 (07:00, em Lisboa), de domingo, numa unidade da Baogang United Steel localizada no oeste da cidade.
Forças regionais, municipais e distritais foram mobilizadas para as operações de socorro, nas quais participaram mais de 170 agentes e 70 viaturas policiais, além de mais de 130 bombeiros e membros de equipas de salvamento.
A causa da explosão, que provocou tremores percetíveis nas áreas circundantes, está a ser investigada, enquanto as autoridades suspenderam a atividade da fábrica e iniciaram inspeções de segurança às instalações industriais em toda a cidade.
Foram também iniciadas investigações para determinar o impacto ambiental da explosão, embora até ao momento não tenham sido detetados efeitos adversos na qualidade do ar nem do solo, e o acidente não tenha gerado resíduos líquidos, segundo os departamentos de proteção ambiental responsáveis pelo estudo.
Os acidentes industriais são frequentes na China, onde persistem protocolos de segurança pouco rigorosos e uma aplicação insuficiente das normas existentes.
Em junho do ano passado, uma explosão numa fábrica de fogo-de-artifício no condado de Linli, na província central de Hunan, causou nove mortos e 26 feridos.
Leia Também: China acusa 115 altos funcionários de corrupção em 2025













