Exploração de imigrantes no Alentejo: Militares da GNR e PSP libertados

  • 29/11/2025

Os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) e agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) detidos por suspeitas de exploração de imigrantes no Alentejo, no âmbito da operação "Safra Justa", saíram em liberdade, este sábado.

 

A informação foi avançada pela SIC Notícias, que deu conta de que os indivíduos ficaram sujeitos a Termo de Identidade e Residência, uma vez que as escutas telefónicas não tinham sido transcritas e, à luz da legislação em vigor, não podem ser usadas na fundamentação das medidas de coação.

O mesmo meio adiantou cerca de 89 dos 231 artigos com indícios contra os arguidos tinham por base "exclusiva ou parcialmente" escutas não transcritas.

O Ministério Público argumentou que "não é humanamente possível" transcrever escutas em tempo útil em processos de "maior complexidade", mas a juíza rejeitou a explicação.

Recorde-se que, dos 17 detidos na terça-feira passada pela Polícia Judiciária (PJ), 10 deles, nove dos quais militares da GNR, tinham sido libertados na quinta-feira à noite pelo tribunal, e os restantes sete ouviram hoje as medidas de coação.

Segundo o Tribunal da Comarca de Lisboa, três civis ficaram em prisão preventiva, enquanto o militar da GNR, o agente da PSP e dois civis ouvidos hoje ficaram com termo de identidade e residência.

A organização criminosa desmantelada na operação "Safra Justa", na terça-feira, controlava cerca de 500 trabalhadores estrangeiros no Alentejo, mas nem todos são considerados vítimas de tráfico, de acordo com fonte policial.

Naquele dia, a PJ anunciou que a operação permitiu desmantelar uma organização criminosa de auxílio à imigração ilegal que controlava centenas de trabalhadores estrangeiros, a maioria em situação irregular em Portugal.

Os factos investigados, de acordo com o Ministério Público (MP) e a PJ, são suscetíveis de integrar a prática dos crimes de auxílio à imigração ilegal, tráfico de pessoas, corrupção ativa e passiva, abuso de poder, falsificação, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Os 10 militares da GNR detidos, à data dos alegados crimes, pertenciam ao Comando Territorial de Beja da GNR, enquanto o agente da PSP, do Comando Distrital de Beja da Polícia, estava de baixa desde setembro de 2024, foi revelado na terça-feira.

Quanto aos seis civis, a fonte policial precisou à Lusa na quarta-feira que quatro são portugueses e dois são estrangeiros, "todos membros da organização criminosa".

"Os dois estrangeiros são indostânicos e angariavam as vítimas dessa mesma origem e acabavam também por coagi-las e ameaçá-las", argumentou.

Entre os portugueses, prosseguiu, encontra-se "o cabecilha" da rede, que foi "detido na via pública em Beja, às 05h00 de terça-feira", enquanto os restantes eram "seus braços direitos".

Em liberdade dez dos 17 detidos por exploração de imigrantes no Alentejo

Em liberdade dez dos 17 detidos por exploração de imigrantes no Alentejo

Dez dos 17 detidos por suspeitas de exploração de imigrantes no Alentejo no âmbito da operação "Safra Justa" saíram em liberdade após terem sido ouvidos na quinta-feira, no Campus Justiça, em Lisboa.

Lusa | 07:32 - 28/11/2025

No total, foi dado cumprimento a cerca de 50 de mandados de busca e 17 mandados de detenção, não só em Beja, mas também em Portalegre, Figueira da Foz e Porto.

O MP argumentou que os suspeitos aproveitaram-se "da situação de fragilidade (documental, social e económica) de cidadãos originários de países terceiros, na sua grande maioria indocumentados, para daí retirarem avultadas vantagens económicas".

Os imigrantes "estavam dispostos a trabalhar sem contrato formalizado" e recebiam "remuneração inferior à praticada no mercado para as funções" a realizar, por exemplo na agricultura.

"Os suspeitos não entregaram àqueles os valores prometidos, tendo-lhes deduzido montantes arbitrariamente impostos, referentes a despesas de alojamento, transporte, água, eletricidade e documentação", salientou.

Os elementos de forças de segurança suspeitos controlavam e vigiavam os trabalhadores estrangeiros "a troco de compensação económica" e "ameaçavam ainda aqueles cidadãos, dando-lhes a entender que a queixa às autoridades não seria uma alternativa viável para reagir aos abusos" de que eram alvo.

[Notícia atualizada às 19h04]

Leia Também: Idoso detido por assassinar homem em zona descampada de Oeiras

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2896939/s#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes