Explicador. O que pode acontecer a Prestianni após acusação de racismo?

  • 18/02/2026

Está o caldo entornado na Liga dos Campeões por conta do alegado insulto racista no jogo entre Benfica e Real Madrid (0-1), registado na noite de terça-feira. Vinícius Júnior acusa Gianluca Prestianni de lhe ter chamado "mono [macaco]" e a UEFA já confirmou que está a investigar um caso, nomeando um Inspetor de Ética e Disciplina. 

 

Em comunicado, o organismo que rege o futebol europeu explica que em causa estão "alegados comportamentos discriminatórios", prometendo mais informações no futuro próximo. 

Significa isto que Prestianni pode ser alvo de um castigo caso se confirme que insultou o adversário em pleno jogo da 1.ª mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões. 

O que diz o regulamento da UEFA? 

Consultando o Regulamento Disciplinar da UEFA, atualizado em 2024, verifica-se que o avançado argentino do Benfica incorre numa suspensão mínima de 10 jogos, caso seja provado o insulto. 

"Qualquer entidade ou pessoa sujeita a estes regulamentos que insulte a dignidade humana de uma pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer motivo, incluindo cor da pele, raça, religião, origem étnica, género ou orientação sexual, incorre numa suspensão com duração mínima de dez jogos ou por um período determinado, ou em qualquer outra sanção adequada", pode ler-se no documento oficial da UEFA, presente no artigo 14, dedicado ao "racismo e outras formas de discriminação". 

No mesmo regulamento, a UEFA também clarifica que pode aplicar medidas adicionais que podem levar, por exemplo, à realização de um jogo à porta fechada ou até mesmo a desqualificação do clube na prova. 

"Se as circunstâncias do caso assim o exigirem, o órgão disciplinar competente pode impor quaisquer outras medidas disciplinares adicionais adequadas à associação-membro ou clube responsável, tais como a realização de um ou mais jogos à porta fechada, o encerramento do estádio, a perda de um jogo, a dedução de pontos e/ou a desqualificação da competição", pode ler-se no mesmo artigo 14. 

Em suma, a UEFA poderá aplicar um castigo de 10 jogos a Prestianni e ainda punir o Benfica, mas, para tal, o alegado insulto racista terá de ser provado. Caso contrário, o avançado argentino não deverá ser alvo de qualquer sanção. 

Qual o protocolo que o árbitro tem de seguir? 

A UEFA definiu um protocolo de três passos para os casos de alegado racismo que acontecem a meio dos jogos. O árbitro terá de assumir protagonismo, tal como acontecera na noite de terça-feira, e de dar início ao protocolo antirracismo. 

O primeiro passo, e que ontem foi bem visível no Estádio da Luz, foi a sinalética (oficializada em maio de 2024) feita com os punhos cruzados, fazendo um X, para que todos os intervenientes saibam o que está a acontecer. Nesse momento o jogo fica interrompido. 

O segundo passo envolve averiguar se o alegado comportamento racista se repete e esperar por um "período razoável de tempo" de "cinco a dez minutos"

O terceiro passo, em "último recurso", acontece já numa altura em que o jogo foi retomado e o comportamento racista se repetir. Nesse caso o árbitro tem autoridade para dar o jogo por terminado ainda antes do apito final. 

Após o jogo, "o caso será encaminhado para as autoridades disciplinares da UEFA".

O que disse o Benfica? 

Já depois de ter partilhado, durante a madrugada desta quarta-feira, um vídeo com o qual argumenta que os "jogadores do Real Madrid não podem ter ouvido o que andam a dizer que ouviram", "dada a distância", a direção do Benfica emitiu, já ao início da tarde, um comunicado oficial para garantir que vai colaborar com a UEFA. 

"O Sport Lisboa e Benfica encara com total espírito de colaboração, transparência, abertura e sentido de esclarecimento as diligências hoje anunciadas pela UEFA, na sequência do alegado caso de racismo ocorrido no jogo frente ao Real Madrid. O clube reafirma, de forma clara e inequívoca, o seu compromisso histórico e intransigente com a defesa dos valores da igualdade, do respeito e da inclusão, que vão ao encontro dos valores matriciais da sua fundação e que têm em Eusébio o seu símbolo maior", pode ler-se na nota oficial, antes de voltar a defender Prestianni. 

"O Sport Lisboa e Benfica reitera ainda que apoia e acredita plenamente na versão apresentada pelo jogador Gianluca Prestianni, cuja conduta ao serviço do Clube sempre foi pautada pelo respeito pelos adversários, pelas instituições e pelos princípios que definem a identidade benfiquista. O clube lamenta a campanha de difamação de que o jogador tem sido vítima", concluem as águias. 

UEFA nomeia inspetor para averiguar Benfica-Real Madrid

UEFA nomeia inspetor para averiguar Benfica-Real Madrid

A UEFA abriu uma investigação e nomeou um Inspetor de Ética e Disciplina para averiguar a existência de alegados comportamentos discriminatórios no encontro entre Benfica e Real Madrid, da Liga dos Campeões de futebol, anunciou hoje o organismo.

Lusa | 12:59 - 18/02/2026

 

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2941228/explicador-o-que-pode-acontecer-a-prestianni-apos-acusacao-de-racismo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes