Explicador. Afinal, como vai a UEFA investigar Prestianni e Vinícius?
- 19/02/2026
A UEFA anunciou, na quarta-feira, ter nomeado um Inspetor de Ética e Disciplina para investigar os "alegados comportamentos discriminatórios" que ocorreram na partida entre Benfica e Real Madrid, da Liga dos Campeões, que ficou marcado pelo alegado insulto racista dirigido por Gianluca Prestianni a Vinícius Júnior. Mas, afinal, qual vai ser o papel deste Inspetor de Ética e Disciplina? E quais as funções?
Segundo consta no Artigo 31 do Regulamento Disciplinar, os Inspetores de Ética e Disciplina representam "a UEFA em processos perante o Comité de Controlo, Ética e Disciplina e o Comité de Recursos".
Estes inspetores podem iniciar investigações disciplinares, solicitar a abertura de processos e propor medidas disciplinares a serem impostas a associações‑membro, clubes e indivíduo, interpor recursos contra decisões do Comité de Controlo, Ética e Disciplina e apoiar a UEFA caso uma parte interponha recurso contra uma decisão do Comité de Recursos perante o Tribunal Arbitral do Desporto.
Como vai ser investigado o caso de Prestianni e Vinícius?
Com o caso já entregue pela UEFA, este especialista terá, agora, de iniciar uma investigação para perceber quem está, afinal, a mentir. Isto porque Vinícius Júnior acusa Prestianni de lhe ter chamado "mono" [macaco], ao passo que o argentino garante que o brasileiro o "interpretou mal".
Na lista de competências traçadas pela UEFA no Regulamento Disciplinar, um Inspetor de Ética e Disciplina irá conduzir uma investigação tendo como meios "inquéritos escritos e, quando necessário, interrogatório de indivíduos". Significa isto que tanto Prestianni como Vinícius vão ter de apresentar a sua versão dos acontecimentos, seja por escrito ou em formato de interrogatório.
Se o testemunho dos dois jogadores acontecer de forma presencial, será gravado tanto em vídeo. Também será descrito em ata que tem de ser posteriormente lida e assinada por Prestianni e Vini Jr.
Como demonstram as imagens, dada a distância, os jogadores do Real Madrid não podem ter ouvido o que andam a dizer que ouviram. pic.twitter.com/7JF9AVuhEM
— SL Benfica (@SLBenfica) February 18, 2026
O investigador pode, ainda, recorrer a outros procedimentos, tais como "inspeções no local, solicitações de documentos e obtenção de pareceres de peritos". Neste tipo de casos, podem ser chamados especialistas em leitura labial, mas tendo em conta que Prestianni meteu a camisola à frente da boca, essa possibilidade poderá ser descartada.
O que acontece a seguir?
Depois de recolhidos estes dados, e se o inspetor detetar uma ou mais infrações, as conclusões serão apresentadas em formato de relatório à UEFA, solicitando a abertura de um processo.
Caso considere não ter matéria a investigação deverá terminar, mas poderá ser retomada a qualquer momento caso surjam "novas evidências ou factos que indiquem que uma infração dentro do âmbito destes regulamentos ocorreu".
O que disseram Prestianni e Vinícius Júnior?
Vale a pena recordar aquilo que os dois intervenientes disseram, ambos através das redes sociais.
O craque brasileiro do Real Madrid foi o primeiro a quebrar o silêncio, apontando o dedo aos "racistas que são, acima de tudo, cobardes".
"Precisam de colocar a camisola na boca para demonstrar como são fracos. Mas, eles têm, ao lado, proteção de outros que, teoricamente, têm obrigação de castigar. (...) Não gosto de aparecer em situações como esta, ainda mais depois de uma grande vitória e que as manchetes têm de ser sobre o Real Madrid, mas é necessário", escreveu Vini Jr.
Por seu turno, Prestianni reagiu horas depois, esclarecendo que "em momento algum" proferiu "insultos racistas contra o jogador Vinícius Júnior, que infelizmente interpretou mal o que pensava ter ouvido".
"Nunca fui racista com ninguém e lamento as ameaças que recebi de jogadores do Real Madrid", garantiu o avançado argentino do Benfica.
O Benfica também pode ser penalizado?
Tendo em conta os vídeos que circulam nas redes sociais, no qual é possível verificar que alguns adeptos do Benfica apresentam comportamentos racistas - imitando macacos, por exemplo - o clube da Luz também pode ser sancionado.
Here is Benfica fans not being racist because Eusebio played from Benfica 100 years ago pic.twitter.com/1g7Wq7YnOw
— Theo (@RMFC_Theo) February 18, 2026
Tudo dependerá da avaliação da UEFA, mas o passado recente conta com vários casos em que semelhantes comportamentos foram sancionados.
Para quando uma decisão?
A UEFA ficará, assim, a aguardar pela investigação levada a cabo pelo Inspetor de Ética e Disciplina e só depois tomará uma decisão, sendo que é expectável que a mesma aconteça ainda antes do jogo da 2.ª mão do playoff entre Benfica e Real Madrid, agendado para quarta-feira no Santiago Bernabéu, na capital espanhola.
No entanto, a Sky Sports garante, esta quinta-feira, que a investigação poderá demorar até três semanas, o que deixará os dois jogadores elegíveis para o novo embate entre águias e merengues.
Sky Sports News understand that it could take almost three weeks for UEFA's disciplinary body to make a ruling on allegations that Vinicius Jr was subjected to racist abuse during Real Madrid's Champions League fixture against Benfica. pic.twitter.com/hvZoDWPDu3
— Sky Sports News (@SkySportsNews) February 19, 2026














