Experimentámos os Huawei FreeClip 2. Eis as nossas impressões iniciais
- 22/01/2026
O mercado dos auriculares sem fios é hoje em dia ‘povoado’ com uma série de propostas das mais diferentes marcas mas, infelizmente, a maioria delas apresenta um design demasiado homogéneo.
Contudo, esta não é uma crítica que podemos apontar aos Huawei FreeClip 2 - uma nova geração dos auriculares sem fios com design mais arrojado da Huawei cuja primeira edição, que analisámos em 2024, nos deixou rendidos.
Dada a nossa perspetiva favorável em relação aos FreeClip originais, é natural que um novo modelo que mantenha todos os pontos positivos nos deixe satisfeitos. O Notícias ao Minuto teve então a oportunidade de experimentar os FreeClip 2 ao longo das últimas semanas, o que nos permitiu dar-lhe aqui algumas primeiras impressões de como tem sido usar estes auriculares sem fios.
Abaixo pode ficar a conhecer a nossa avaliação inicial do que os FreeClip 2 oferecem de acordo com a nossa experiência ao longo das últimas semanas.
© Huawei
Conforto
Os utilizadores de auriculares sem fios costumam dividir-se em relação ao design destes gadgets. Enquanto uns preferem auriculares com pontas de silicone, há outros que dizem não conseguir usar modelos com este tipo de extremidade com alguns (mesmo os que conseguem).
Tal não acontece com os FreeClip 2 que, tal como os originais, estão entre os auriculares sem fios mais confortáveis que já usámos e demos por nós a usá-los horas a fio sem qualquer desconforto ou dor nas orelhas. Na verdade, os FreeClip 2 são tão confortáveis que, por vezes, até nos esquecemos que os estávamos a usar quando não estávamos a ouvir música. O que nos leva ao nosso próximo ponto.
Design “open-ear”
O grande argumento dos FreeClip 2 está no seu design “open-ear”, uma definição que significa que os auriculares nunca entram no canal auditivo. À partida pode pensar que isto significa que nunca conseguirá ouvir bem a música/podcast que pretende e que a qualidade do áudio será mais fraca mas, na prática, isto não acontece.
Tal como acontece nos antecessores, os FreeClip 2 têm um som límpido, claro e não tivemos problemas em ouvir cada detalhe das nossas músicas e podcasts. Mais ainda, o design “open-ear” significa que, enquanto usamos os FreeClip 2, conseguimos ouvir (ainda que não totalmente) quando alguém estiver próximo ou nos dirigir a palavra.
No que diz respeito ao design, é importante dedicar um último ponto ao design propriamente dito dos FreeClip 2. A verdade é que, com este design fora do habitual, será comum que algumas pessoas à sua volta prestem atenção e, quem sabe, receba até alguns elogios. Quando usados, parece até à primeira vista que está a usar um ‘piercing’ pelo que, se é um look que seja do seu agrado, vai certamente gostar de se ver ao espelho com os FreeClip 2.
© Huawei
Bateria
A autonomia da bateria está consistentemente entre os pontos mais importantes para quem está no mercado à procura de auriculares sem fios e, felizmente, os FreeClip 2 não desiludem neste departamento.
No nosso período de experimentação utilizámos os FreeClip 2 para ouvir música, podcasts, vídeos no YouTube e até realizar chamadas durante horas a fio, sem qualquer interrupção. Em intervalos pequenos - como o almoço - carregar os FreeClip 2 durante alguns minutos é suficiente para nunca sentir urgência em recarregar a caixa/carregador dos auriculares sem fios.
Assim sendo, a autonomia deixa de ser um problema por inteiro e, a fazer fé na promessa de 38 horas de utilização total, certamente que não será para a larga maioria dos utilizadores.
Cancelamento de ruído
Ao contrário de outros modelos de auriculares sem fios mais avançados, os FreeClip 2 não estão equipados com um modo dedicado para o cancelamento de ruído. Assim sendo, não é possível alternar entre modo de cancelamento de ruído ou de transparência.
Este foi um ponto de crítica na versão original dos FreeClip que experimentámos em 2024 mas, nesta nova geração, a Huawei parece ter integrado tecnologia suficiente nos auriculares sem fios que faz com que o som seja naturalmente abafado para realçar o que se está a ouvir nos FreeClips 2.
Posto isto, ainda que não esteja colocada em causa a utilidade do design “open-ear”, os FreeClips 2 são manifestamente mais eficazes do que os antecessores.
Leia Também: Estas são melhores alternativas aos AirPods que pode encontrar













