Exército sírio acusa curdos de ataque que fez sete mortos e 20 feridos
- 21/01/2026
Uma bomba lançada por um drone das FSD detonou numa fábrica de engenhos explosivos e munições para drones, abandonada pelos curdos sírios perto da passagem fronteiriça de Yarubiyah, no nordeste do país, com o Iraque, indicou o Exército à agência de notícias síria SANA.
De acordo com a sua versão, a explosão deu-se quando um grupo de militares estava a inspecionar as instalações pouco depois de as encontrar, causando a morte de sete deles e ferimentos em 20.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) confirmou num comunicado que uma explosão atingiu hoje "um depósito de munições" na localidade de Yarubiyah, onde o armamento tinha chegado nos últimos dias, num contexto de ataques do Exército sírio a posições das FSD na região.
A organização não-governamental (ONG), que se dedica a contabilizar a violência na Síria desde a guerra civil iniciada em 2011, explicou que o incidente se deu enquanto homens armados favoráveis a Damasco se encontravam no interior do armazém.
As partes em conflito anunciaram na noite passada um novo cessar-fogo, após confrontos e ataques a prisões do grupo 'jihadista' Estado Islâmico (EI) nos últimos dias, durante a transferência de território sírio curdo para o controlo de Damasco, ao abrigo de outro acordo frágil assinado no domingo.
Desde a entrada em vigor do último cessar-fogo, tanto o OSDH como as FSD denunciaram uma série de violações ao mesmo e novos destacamentos no nordeste do país.
Leia Também: Exército sírio tomou controlo da prisão de Al-Hol após retirada de curdos













