Exército nigeriano vai julgar oficiais acusados de planearem golpe de Estado
- 26/01/2026
"As Forças Armadas Nigerianas [AFN, na sigla francesa] desejam informar o público em geral que a investigação sobre este assunto está concluída", disse o porta-voz do Estado-Maior, major-general Samaila Uba, num comunicado, salientando que a investigação permitiu às autoridades identificarem "vários oficiais suspeitos de terem conspirado para derrubar o Governo".
Segundo a mesma nota, os envolvidos vão ser levados a um tribunal militar para serem julgados, mas ainda não foi agendada nenhuma data.
Em outubro, o exército nigeriano anunciou a detenção de 16 oficiais por "problemas disciplinares", sendo que fontes do Governo e do exército da Nigéria afirmaram que os oficiais tinham sido detidos por planearem um golpe de Estado.
O Governo negou publicamente qualquer tentativa de golpe, apesar de fontes militares, governamentais e dos serviços de informação terem dito à agência de notícias France-Presse (AFP) que fora travada uma conspiração que visava derrubar o Governo nigeriano e instalar uma junta militar.
Leia Também: EUA reforçam fornecimento de equipamento militar à Nigéria













