Exército israelita mata dois palestinianos na Cisjordânia ocupada

  • 07/12/2025

Um dos mortos não esteve envolvido no ataque, segundo o exército, sem adiantar mais detalhes.

 

O Ministério da Saúde palestiniano identificou as vítimas como Ahmad Khalil Al-Rajabi, de 17 anos, e Ziad Jabara Abu Dawoud, de 55 anos, trabalhador de manutenção, segundo o Crescente Vermelho Palestiniano.

Centenas de pessoas participaram no funeral de Abu Dawoud, cujo pai classificou a morte como "um ataque bárbaro".

"Os soldados israelitas ordenaram que o carro parasse, e ele parou. Estava a trabalhar ao lado de um contentor de lixo. Dispararam sobre os dois", lamentou Naiem Abu Dawoud à agência France-Presse.

A violência na Cisjordânia intensificou-se desde o ataque do Hamas em Israel, em 7 de outubro de 2023.

Desde essa altura, mais de mil palestinianos --- combatentes e civis --- foram mortos por forças de Israel, enquanto pelo menos 44 israelitas morreram em ataques palestinianos ou operações militares, segundo dados oficiais.

Hoje, o chanceler alemão, Friedrich Merz, advertiu, em Jerusalém, o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, de que não pode haver "nenhuma" medida de anexação no território palestiniano da Cisjordânia.

A declaração de Merz surge após o parlamento israelita ter aprovado, em outubro, numa leitura preliminar, uma proposta para anexar a Cisjordânia ocupada --- medida já condenada por vários países, incluindo os Estados Unidos.

Numa conferência de imprensa conjunta, na primeira visita de um líder europeu a Israel desde que o Tribunal Penal Internacional emitiu um mandado de detenção contra Benjamin Netanyahu, pelo seu alegado envolvimento em crimes de guerra em Gaza, o chanceler alemão sublinhou que "nenhuma medida formal, política, estrutural ou de qualquer outra natureza que configure anexação" pode ser tomada.

Leia Também: 2025, o ano da fome e do genocídio de palestinianos em Gaza, segundo ONU

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2900926/exercito-israelita-mata-dois-palestinianos-na-cisjordania-ocupada#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes