Ex-Sporting pondera terminar a carreira após colega ser morto a tiro
- 25/12/2025
O avançado equatoriano Felipe Caicedo, que já pertenceu aos quadros do Sporting, admitiu, na passada terça-feira, colocar um ponto final na carreira de futebolista, por conta do facto de estar muito afetado com a morte do também futebolista equatoriano Mario Pineida.
Caicedo, ponta de lança que passou pelo Sporting na primeira metade da temporada 2009/10, na altura por empréstimo do Manchester City, representou o Barcelona de Guayaquil na época de 2025, clube do Equador onde foi companheiro de equipa de Pineda, que a 18 de dezembro foi morto a tiro.
""O mais provável é que me retire. Não penso continuar. A morte do Mario Pineida afetou-me profundamente e não quero saber de mais nada sobre futebol. Não vou ficar no Barcelona. Sou de momentos, quando decidi vir foi com o coração mais do que com a cabeça. Se pensasse com a cabeça não teria vindo", explicou o dianteiro em declarações aos jornalistas, citado pelo jornal espanhol AS.
Caicedo, que completou 37 anos no passado dia 5 de setembro, é um dos melhores marcadores da história da seleção do Equador. Ingressou no Barcelona SC no início de 2025. Desde então, participou em apenas 20 jogos, tendo apontado três golos.
Antes da tragédia, o avançado, que fez 11 jogos pelo Sporting em meia época, havia manifestado o desejo de continuar no clube equatoriano, fosse como jogador ou numa função diretiva após o fim da carreira. Caicedo acumulou ainda passagens por clubes como Manchester City, Málaga, Levante, Lazio e Inter.
O que aconteceu com Pineida?
Segundo adianta o El Diario, o ataque violento foi levado a cabo por duas pessoas, que se movimentaram de moto, e aconteceu durante a tarde de quarta-feira da semana passada em frente a um talho. O tiroteiro também deixou a sogra de Mario Pineida com ferimentos graves e esta encontra-se agora internada no hospital.
Por sua vez, tanto Mario Pineida como a mulher não resistiram e morreram no local, ainda antes da chegada da equipa de emergência.
A carreira de Pineida
Com 33 anos, Mario Pineida fez quase toda a carreira no Equador e estava a cumprir a primeira época de regresso ao Barcelona SC, depois de um período de empréstimo ao El Nacional.
Podendo jogar como lateral esquerdo ou lateral direito, Pineida contava com argumentos físicos assinaláveis e também chegou a representar a seleção do Equador por nove ocasiões, tendo estado presente na Copa América de 2021.
A única aventura fora de portas de Pineida aconteceu em 2022, tendo vestido a camisola do Fluminense, do Brasil, conseguindo conquistar o título carioca.














