Ex-Sporting elogia Ruben Amorim: "Era um futebolista que entendia..."
- 14/01/2026
Paulo Bento concedeu, esta quarta-feira, uma extensa entrevista ao podcast 'Sem Filtros', da Liga Portugal, na qual, entre outros temas, analisou o percurso de Ruben Amorim, antigo técnico do Manchester United, com quem se cruzou na seleção nacional.
O treinador de 56 anos orientou Amorim na seleção nacional, durante a sua passagem pela equipa das quinas entre 2010 e 2014. Convocou o atual técnico para o Mundial'2014 - deixou-o de fora no Europeu de 2012 - e vinca que, enquanto jogador, Ruben Amorim já demonstrava características de treinador.
"Eu apanhei-o na seleção nacional. Jogou no Belenenses, Benfica, Sporting de Braga e dava para entender que, fruto daquilo que tinha sido a sua carreira, a sua experiência, o ter jogado em várias posições, a forma como entendia o jogo, o ter sido liderado também por treinadores que o ajudaram também a esse entendimento do jogo, notava-se que era um jogador que poderia, se o entendesse, vir a ser treinador", começou por dizer Paulo Bento.
"Sentia-se isso. Sentia-se que a maneira como jogava era de alguém que entendia o jogo, era de alguém que sabia perfeitamente o que estava a fazer e por que estava a fazer. Obviamente que também se sentia quer nas palestras, quer nas conversas individuais, o foco e o interesse em saber por que é que vamos fazer isto ou aquilo. E não só no que diz respeito à tarefa individual, mas também o que diz respeito ao trabalho coletivo", destacou.
Paulo Bento já notava que Rúben Amorim poderia vir a ser treinador
— Liga Portugal (@ligaportugal) January 14, 2026
Assiste agora ao pontapé de saída da segunda temporada de “𝗦𝗲𝗺 𝗙𝗶𝗹𝘁𝗿𝗼𝘀” com o ex-selecionador nacional!
O 𝗽𝗼𝗱𝗰𝗮𝘀𝘁 & 𝘃𝗶𝗱𝗲𝗼𝗰𝗮𝘀𝘁 da Liga Portugal, que reúne grandes nomes que… pic.twitter.com/P5x10Xk3CH
Na mesma conversa, Paulo Bento admitiu que os anos em que esteve no comando técnico do Sporting foram marcantes na sua carreira.
"Apesar de ter vencido a Liga pelo Olympiacos, as conquistas no Sporting, mesmo sem o campeonato, são as mais marcantes por diversos fatores. Se pudesse escolher apenas uma, talvez a primeira Taça de Portugal, em 2006/2007, porque interrompia um período sem vitórias do Sporting. Além disso, foi a minha primeira conquista enquanto treinador e de um, de um grupo de trabalho que tínhamos formado", destacou.
"É uma fase bonita da minha carreira. Não só porque é o início, mas por ser um tempo em que acaba por conquistar as duas Taças de Portugal, as duas Supertaças, que se tem também as duas finais da Taça da Liga. Mantenho ainda relação com muita gente desse tempo, como o Miguel Veloso, o João Moutinho, o Nani ou o Rui Patrício, bem como muita gente da estrutura", finalizou.
Paulo Bento, de 56 anos, está livre no mercado desde terminou em 2025 a ligação à seleção dos Emirados Árabes Unidos.














