Ex-Sporting dá uma ajuda, mas Angola complica contas do apuramento

  • 26/12/2025

As duas equipas perderam na estreia e, perante o favoritismo de África do Sul e Egito no grupo, entravam neste jogo com a obrigação de somar pontos para manter viva a ambição de se qualificarem para a fase a eliminar da competição, que decorre em Marrocos.

 

David Carmo, com passado recente no Sporting de Braga e FC Porto, Beni Mukendi, do Vitória de Guimarães, e Manuel Benson foram as três novidades no 'onze' de Angola, menos uma do que as apresentadas pelo Zimbabué, que criou a primeira situação de perigo aos dois minutos.

Uma desatenção defensiva abriu uma verdadeira 'autoestrada' para o contra-ataque do Zimbabué, conduzido e mal finalizado por Bill António, que, já à entrada da área angolana, atirou por cima da baliza.

O lance funcionou como guião para o jogo: os 'Guerreiros' aguardavam, à espreita, o erro adversário, enquanto Angola quis mandar com bola.

Aos 14 minutos, numa iniciativa individual, Gelson Dala deixou os 'Palancas' perto do golo, mas o remate, à entrada da área, do jogador com passagem por Portugal, não fez justiça à forma como se desembaraçou de dois adversários 

Angola era, então, a equipa por cima do jogo e confirmou essa superioridade 10 minutos depois, quando Gelson Dala concluiu, na quina da pequena área do Zimbabué, uma triangulação com B'Bala Nzola e Tó Carneiro. 

Em vantagem no marcador, os 'Palancas' recuaram linhas de forma algo inesperada e o Zimbabué aceitou o convite, chegando ao empate já nos descontos, aos 45+6 minutos.

Bill Antonio ganhou o duelo físico ao seu marcador pelo corredor esquerdo e serviu Knowledge Musona, cuja receção, à entrada da área angolana, funcionou como um verdadeiro código postal, meio caminho andado para o remate cruzado que restabeleceu a igualdade.

No segundo tempo, Angola tentou voltar a assumir o jogo, mas fê-lo com menos discernimento, reduzido protagonismo dos elementos mais capazes de fazer a diferença e num registo marcado por mais paragens e quezílias. 

Só por uma vez, praticamente aos 90 minutos, os angolanos conseguiram uma aproximação perigosa, num remate, da esquerda, de Milson, mas, em contrapartida, permitiram dois lances que estiveram perto de consumar a reviravolta no marcador.

David Carmo acabou por ser decisivo nos dois momentos, aos 78 e 80 minutos, segurando o empate para Angola, um resultado que se ajusta ao que se passou em campo.

Angola perde com África do Sul na estreia na Taça das Nações Africanas

Angola perde com África do Sul na estreia na Taça das Nações Africanas

Lyle Foster (avançado do Burnley) materializou a supremacia (2-1) dos sul-africanos na segunda parte, aproveitando o desgaste físico do adversário. Na próxima jornada, Angola vai enfrentar o Zimbábue à procura dos primeiros pontos na competição.

Luis Júnior | 18:59 - 22/12/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2909924/ex-sporting-da-uma-ajuda-mas-angola-complica-contas-do-apuramento#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes