Ex-piloto de Fórmula 1 brasileiro detido nos EUA por suspeita de agressão
- 13/01/2026
O ex-piloto de Fórmula 1 Antônio Pizzonia foi detido nos Estados Unidos da América por alegadas agressões. Tudo aconteceu no condado de Montgomery no passado sábado, 10 de janeiro.
De acordo com o Daily Mail e o TMZ Sports, o brasileiro assistia a uma prova de karting do seu filho homónimo, a contar para a Superkarts USA Winter Series. Terá avançado com um pontapé contra a vítima, alegadamente em defesa do seu filho.
Isto porque o homem agredido terá começado a discutir com o jovem, por motivos que não são conhecidos. A pretensa agressão, registada em vídeo partilhado nas redes sociais, valeu a Antônio Pizzonia a detenção e breve passagem pela esquadra policial antes de ser libertado.
Montgomery é no estado do Texas onde, segundo a Globo Esporte, uma agressão que resulte em lesões para o agredido é um crime punível com multa e até um ano de prisão.
Entretanto, Antônio Pizzonia reconheceu que errou, recorrendo às redes sociais segundo o Daily Mail: "Teria reagido de forma diferente. Percebi que, naquele momento, o meu filho, uma criança, estava a ser coagido por um adulto e defendi-o instintivamente".
A passagem de Pizzônia pela F1
Depois de uma carreira de sucesso nos campeonatos de promoção, com títulos em campeonatos como a Fórmula 3 Britânica ou a Fórmula Renault Eurocup, Antônio Pizzonia chegou ao pelotão da Fórmula 1 em 2003. Antes, tinha sido piloto de testes de duas equipas.
As portas das classe máxima abriram-se na antiga Jaguar, mas os desempenhos abaixo do esperado custaram-lhe o lugar após 11 rondas.
Um ano mais tarde, voltou a ser piloto de testes na Williams, sendo chamado pela equipa de Grove a substituir pilotos indisponíveis por motivos de saúde em nove corridas (quatro em 2004 e as outras em 2005). Quatro sétimos lugares foram os seus melhores resultados.
Depois, cessou a sua ligação à Fórmula 1, mas não ao automobilismo: passou por vários campeonatos, como as GP2 Series, Champ Car, Stock Car Brasil ou Superleague Fórmula, mas também AutoGP, Mundial de Resistência (WEC) e American Le Mans Series. Em 2023 e 2024 foi campeão da Boss GP, campeonato que junta antigos monolugares de diversas categorias.
Piloto brasileiro com passagens por Fórmula 1 e Stock Car foi preso por agressão nos EUA
— Jhoneonboard (@Jhoneonboa46140) January 12, 2026
O ex-piloto brasileiro Antônio Pizzonia, de 45 anos, foi detido no último sábado (10) no condado de Montgomery, no Texas (Estados Unidos), pic.twitter.com/nPHYsBFb8E














