Ex-ministro da Energia da Ucrânia detido quando tentava fugir do país
- 15/02/2026
A Agência Anticorrupção da Ucrânia (National Anti-Corruption Bureau of Ukraine, NABU, na sigla em inglês) deteve, este domingo, o antigo ministro German Halushchenko enquanto tentava sair do país.
"Hoje, ao cruzar a fronteira estatal, agentes do NABU detiveram o ex-ministro da Energia no âmbito do caso Midas", explicou a agência em comunicado, referindo-se ao escândalo de corrupção no setor energético que abalou o país o ano passado, e na sequência da qual este governante foi afastado.
A nota não identifica o ex-governante, mas a Agência France-Presse nota que se trata de Galushchenko, que assumiu o cargo de ministro da Energia até julho do ano passado. Depois, assumiu a pasta da Justiça e foi enquanto ocupava o cargo que o escândalo no setor na energia estoirou - tendo saído também desta pasta.
"Os procedimentos de investigação iniciais estão em andamento, sendo conduzidos de acordo com as exigências da lei e as sanções judiciais. Mais detalhes serão divulgados em breve", acrescentou o NABU.
Para além da saída deste ministro, em novembro, outros responsáveis foram também afastados pelo presidente, Volodymyr Zelensky, nomeadamente, a ministra da Energia, Svitlana Gryntchuk. Também um antigo vice-primeiro-ministro, Oleksii Tchernychov, foi acusado de estar envolvido.
O mentor deste esquema de corrupção seria Timur Mindich, empresário considerado um amigo próximo de Zelensky. Mindich deixou a Ucrânia pouco antes do escândalo, provavelmente rumo a Israel, segundo os meios de comunicação social ucranianos. O empresário de 46 anos é coproprietário da empresa de produção Kvartal 95, fundada por Zelensky quando era um ator de sucesso, antes de entrar na política e se tornar presidente em 2019.
De acordo com o que o NABU explicava então, Mindich controlava o branqueamento do dinheiro desviado e a sua distribuição. O empresário é também suspeito de ter influenciado decisões de altos funcionários do governo, incluindo Rustem Umerov, que se mantém como secretário do Conselho de Segurança.















