Ex-ministro da Energia da Ucrânia detido quando tentava fugir do país

  • 15/02/2026

A Agência Anticorrupção da Ucrânia (National Anti-Corruption Bureau of Ukraine, NABU, na sigla em inglês) deteve, este domingo, o antigo ministro German Halushchenko enquanto tentava sair do país.

 

"Hoje, ao cruzar a fronteira estatal, agentes do NABU detiveram o ex-ministro da Energia no âmbito do caso Midas", explicou a agência em comunicado, referindo-se ao escândalo de corrupção no setor energético que abalou o país o ano passado, e na sequência da qual este governante foi afastado.

A nota não identifica o ex-governante, mas a Agência France-Presse nota que se trata de Galushchenko, que assumiu o cargo de ministro da Energia até julho do ano passado. Depois, assumiu a pasta da Justiça e foi enquanto ocupava o cargo que o escândalo no setor na energia estoirou - tendo saído também desta pasta.

Governo ucraniano afasta ministro da Justiça por suspeitas de corrupção

Governo ucraniano afasta ministro da Justiça por suspeitas de corrupção

A vice-ministra Liudmila Sugak vai substituir Herman Galushchenko, que desempenhou funções como ministro da Energia até julho.

Lusa | 07:59 - 12/11/2025

"Os procedimentos de investigação iniciais estão em andamento, sendo conduzidos de acordo com as exigências da lei e as sanções judiciais. Mais detalhes serão divulgados em breve", acrescentou o NABU.

Para além da saída deste ministro, em novembro, outros responsáveis foram também afastados pelo presidente, Volodymyr Zelensky, nomeadamente, a ministra da Energia, Svitlana Gryntchuk. Também um antigo vice-primeiro-ministro, Oleksii Tchernychov, foi acusado de estar envolvido.

O mentor deste esquema de corrupção seria Timur Mindich, empresário considerado um amigo próximo de Zelensky. Mindich deixou a Ucrânia pouco antes do escândalo, provavelmente rumo a Israel, segundo os meios de comunicação social ucranianos. O empresário de 46 anos é coproprietário da empresa de produção Kvartal 95, fundada por Zelensky quando era um ator de sucesso, antes de entrar na política e se tornar presidente em 2019.

De acordo com o que o NABU explicava então, Mindich controlava o branqueamento do dinheiro desviado e a sua distribuição. O empresário é também suspeito de ter influenciado decisões de altos funcionários do governo, incluindo Rustem Umerov, que se mantém como secretário do Conselho de Segurança.

Escândalo de corrupção abala Ucrânia em guerra: Eis os pontos essenciais

Escândalo de corrupção abala Ucrânia em guerra: Eis os pontos essenciais

Em plena invasão russa, a Ucrânia está a ser abalada por um escândalo de corrupção que levou à demissão de dois ministros e à adoção de sanções do Presidente Volodymyr Zelensky contra um colaborador próximo.

 Lusa | 15:56 - 13/11/2025  

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2939886/ex-ministro-da-energia-da-ucrania-detido-enquanto-tentava-fugir-do-pais#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes