Ex-funcionária que matou bebé com ácido condenada a 30 anos de prisão

  • 30/01/2026

A sentença, atendendo ao pedido da acusação, inclui automaticamente um período mínimo de 15 anos e a arguida, Myriam Jaouen, tem dez dias para recorrer.

 

O Tribunal de Justiça considerou-a "culpada de ter causado intencionalmente a morte" de Lisa.

No primeiro julgamento, o júri tinha-a condenado a 25 anos de prisão, sem período mínimo, por não haver intenção de matar e, por isso, não constituir homicídio.

Os pais de Lisa, Fabio e Sophie, e Myriam Jaouen, receberam o novo veredicto com serenidade, noticiou a agência France-Presse (AFP).

A jovem, que tinha 27 anos na altura da tragédia, admitiu, depois de várias versões diferentes, ter despejado o produto à base de ácido na boca da menina, mas afirmou que apenas pretendeu "parar o choro", e que não pretendeu matar a bebé.

Alegou ainda desconhecer o perigo do produto de limpeza, afirmação contrariada pelos investigadores, médicos e psiquiatras que testemunharam.

Nas alegações finais, o procurador, Baptiste Godreau, destacou que a mulher "matou conscientemente com uma substância tóxica letal, administrando-a diretamente na boca de uma criança de 11 meses", que morreu após quatro horas de sofrimento extremo.

"Quero pedir desculpa à família. Penso na Lisa todos os dias", disse Myriam Jaouen nas suas palavras finais, olhando fixamente para os pais da bebé.

A advogada da família pediu aos jurados que fossem mais severos do que no primeiro julgamento.

"Vinte e cinco anos de prisão teriam sido como dizer a Myriam Jaouen: 'Não tinhas a intenção de matar a Lisa; a tua versão convenceu-nos'", frisou Catherine Bourgade.

A defesa da ex-funcionária da creche pediu aos jurados não só que a castigassem, mas também que "promovessem a sua reabilitação", descrevendo-a como infantil.

Mas para Sidonie Leblanc, advogada da associação L'Enfant Bleu - Enfance maltraitée (A Criança Azul - Infância Maltratada, em português), uma mulher capaz de mentir durante a agonia de um bebé a quem infligiu um sofrimento indizível não é credível quando alega que não tinha a intenção de matar.

Quando outros pais chegaram à creche em Lyon, no centro-leste de França, Myriam Jaouen tinha também inventado uma "história estruturada e fabricada", segundo a advogada.

Uma mentira que repetiu determinadamente durante 15 minutos ao médico do centro de controlo de intoxicações, cuja gravação foi reproduzida em tribunal, que lhe ligou para tentar identificar a substância em causa, de forma a orientar os médicos que ainda tentavam salvar Lisa.

Leia Também: França. Aberta investigação pela morte de bebé que ingeriu leite Nestlé

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2929835/ex-funcionaria-que-matou-bebe-com-acido-condenada-a-30-anos-de-prisao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes