Ex-FC Porto 'trama' Abel e ajuda Flamengo a ser campeão da Libertadores
- 29/11/2025
O Flamengo tornou-se, este sábado, no novo campeão da Libertadores, após vencer, por 1-0, o Palmeiras, em Lima, no Peru. É o primeiro tetracampeão brasileiro na história da competição.
A primeira parte teve pouca baliza, mas intensidade e polémica não faltaram. Os jogadores do Flamengo não tiveram receio em recorrem à falta para travar as rápidas transições do adversário.
No entanto, o juiz da partida, Darío Herrera, ficou marcado pela negativa. Aos 30', Erik Pulgar agrediu Bruno Fuchs com um pontapé no meio da canela. De forma surpreendente- com revisão do VAR-, o médio internacional chileno recebeu apenas um cartão amarelo para enorme surpresa de Abel Ferreira.
O jogo seguiu e o Flamengo teve a melhor oportunidade para inaugurar o marcador. Antes do intervalo, Bruno Henrique escapou nas costas do adversário, mas o avançado brasileiro viu Piquerez a negar-lhe um momento de uma carreira em cima da linha de golo.
Na segunda parte, o jogo continuou amarrado taticamente. Na sequência de uma bola parada, o nulo foi desbloqueado. Aos 66', Danilo, ex-FC Porto, deu resposta ao canto cobrado por Giorgian de Arrascaeta. Estava aberto o ativo.
Abel Ferreira mexeu as peças no xadrez lançando Bruno Rodrigues e Filipe Anderson. A partir de então, o Palmeiras cresceu no jogo, apostando no jogo de cruzamentos. No entanto, a linha defensiva do Flamengo deu conta do recado. Grande jogo da dupla de defesas-centrais, composta por Léo Pereira e Danilo, que tornou-se apenas no terceiro jogador a marcar pelo clube em finais da Libertadores, juntando-se a Zico e Gabriel Barbosa.
Aos 89', o avançado Vítor Roque atirou para as nuvens a oportunidade de forçar um prolongamento.
Com esta vitória, o Flamengo- sucessor do Botafogo- faz história ao tornar-se o primeiro tetracampeão brasileiro na história da competição. O maior campeão continua a ser o Independiente, da Argentina, com sete conquistas, sendo que a última foi em 1984.
Boca Juniors (6), Peñarol (5), River Plate (4), Flamengo e Estudiantes (4) seguem na perseguição.
O 'mengão' também conseguiu vingar-se do Palmeiras, que venceu a final da Libertadores em 2021. A festa do emblema de Rio de Janeiro poderá não ficar por aqui. No dia 4 de dezembro, o Flamengo irá receber o Ceará na 37.ª e penúltima jornada do Brasileirão, sendo que um empate nessa partida será o suficiente para selar o 9.º campeonato da sua história.
O técnico Filipe Luís poderá estar próximo de 'imitar' os feitos de Jorge Jesus, em 2019.
Por sua vez, o Palmeiras realiza um final de época decepcionante, apesar de estar envolvido na luta pelos títulos até ao ao fim.
Equipas iniciais
ESTAMOS PRONTOS PRA FINAL! #PALxFLA #EscalaçãoSEP pic.twitter.com/uFL2WF4BuN
— SE Palmeiras (@Palmeiras) November 29, 2025
NOSSO TIME É A GENTE EM CAMPO! Confira a escalação do #Flamengo para enfrentar o Palmeiras, pela FINAL da @libertadores! #FLAxPAL #gloriaeterna #Escalação pic.twitter.com/mDaybK4YWG
— Flamengo (@Flamengo) November 29, 2025
Antevisão
Aí está a grande final da Taça de Libertadores da América. À semelhança do que aconteceu na época passada, o jogo decisivo da competição irá colocar frente a frente, em Lima, no Peru, duas equipas brasileiras: Palmeiras e Flamengo.
Quem vencer sabe desde logo que será o primeiro tetracampeão brasileiro da Libertadores. Assim sendo, o técnico Abel Ferreira poderá entrar na história do Palmeiras, naquela que poderá ser a sua terceira conquista no plano individual.
O Palmeiras apostou as fichas todas nesta partida, dado que abdicou, praticamente, do Brasileirão, muito perto de ser selado pelo Flamengo, de Filipe Luís. O antigo lateral-esquerdo vai apenas no segundo ano como treinador principal e já venceu tudo o que havia para ganhar a nível interno. No panorama internacional falta apenas a Libertadores.
Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe, a par e passo, todas as incidências do Palmeiras-Flamengo, a partir das 21 horas (Portugal Continental).













