Ex-FC Porto alerta Pietuszewski: "A pressa, no caso do jovem jogador..."
- 11/01/2026
Oskar Pietuszewski foi anunciado há dias como segundo reforço do FC Porto neste mercado de transferências de inverno e há quem já dê um conselho ao jovem jogador polaco que chegou do Jagiellonia Białystok a troco de cerca de dez milhões de euros.
Numa extensa entrevista concedida este domingo à Polska Agencja Prasowa (PAP), Maniche, antigo médio dos dragões e da seleção portuguesa, frisou que Pietuszewski vai ter de ter alguma paciência para conseguir ter oportunidades na equipa principal, orientada por Francesco Farioli. O ex-jogador sugeriu que o extremo de 17 anos vai começar a ganhar minutos na equipa B do FC Porto.
"Essa é a política do FC Porto. Um jogador muito jovem geralmente vai para a equipa B, para poder ganhar experiência no novo clube", destacou o vice-campeão europeu de 2004, vincado que Pietuszewski "certamente vai ter a sua oportunidade, mas não de imediato".
"Não sabemos como será o desenvolvimento deste jovem jogador. O clube irá primeiro testá-lo, observar o seu desempenho na equipa B, analisar como ele lida com a pressão e como se adapta à nova realidade", destacou Maniche.
"Graças às suas atuações na equipa B, Pietuszewski poderá estabilizar-se e adaptar-se ao ambiente português. Com o tempo, ele passará para a equipa principal, ganhará experiência na primeira divisão portuguesa e o seu valor começará a crescer", acrescentou ainda.
Maniche realçou também que a aposta em jogadores jovens "é já quase uma norma" entre os grandes clubes, não se mostrando surpreendido com o impacto que Oskar Pietuszewski possa vir a ter nos azuis e brancos no futuro.
"Em clubes de topo, como o FC Porto, exige-se muito dos jovens jogadores", salientou o ex-futebolista, acrescentando que "nessas equipas há jogadores de alto nível com grande potencial" e "são muitos".
Ainda de acordo com o antigo internacional por Portugal, o jovem recrutado aos polacos do Jagiellonia Białystok será gradualmente introduzido na equipa principal do FC Porto, rejeitando a hipótese de o polaco entrar "de imediato" na equipa titular, até porque a concorrência é muito forte.
"Nesta temporada, o FC Porto tem alas muito bem preenchidas, ou seja, a posição em que Pietuszewski joga. Na direita está o espanhol Borja Sainz e na esquerda o brasileiro Pepê. O polaco, neste momento, não está em condições de ocupar o lugar de nenhum deles. Este rapaz tem muito tempo pela frente. Ele chegou ao FC Porto para aprender e se tornar um jogador melhor. A pressa não é aconselhável no caso de jogadores jovens. Se um jogador tão jovem é transferido para a equipa de reservas, isso é uma forma de proteção" , sustentou Maniche, que falou ainda do valor desta operação.
"Uns dirão que é pouco por um jogador tão talentoso, outros que é demasiado. Acredito, contudo, que o FC Porto vai moldar Pietuszewski, transformá-lo num jogador de grande nível e que, dentro de alguns anos, o seu valor aumentará significativamente. Não sabemos como este talento se vai afirmar num novo contexto, num país estrangeiro, nem se vai merecer um lugar na equipa principal", finalizou.














