Ex-camisola 29 do FC Porto deixa conselho a Moffi: "Que o abençoe"
- 08/02/2026
Terem Moffi é um dos quatro reforços que o FC Porto foi buscar no mercado de inverno e a estreia pode acontecer já diante... do Sporting. O Clássico, relativo à 21.ª jornada da I Liga, está agendado para a noite de amanhã, segunda-feira, numa altura em que os dois rivais estão separados por quatro pontos. Ora, Tiquinho Soares sabe o que é marcar aos leões e deixa um conselho a Moffi, que também optou pela camisola 29.
"O conselho que eu lhe dou é que desfrute do jogo, um clássico tão grande como esse. Desfrutar! Desejo-lhe boa sorte, que ele possa estrear-se bem e que o FC Porto possa sair com a vitória, que é o mais importante. Espero que essa camisola 29 possa abençoá-lo, que ele possa fazer muitos golos e dê muita alegria a todos no Dragão", começou por dizer Tiquinho Soares, em entrevista ao jornal A BOLA, na edição deste domingo.
O agora avançado brasileiro do Santos não esquece a gloriosa estreia com a camisola do FC Porto, em fevereiro de 2017, oferecendo a vitória aos dragões no Clássico frente ao Sporting, também disputado no Estádio do Dragão.
Recém-contratado ao Vitória SC, Tiquinho foi aposta de início do treinador Nuno Espírito Santo e correspondeu com dois golos que valeram o triunfo caseiro (2-1).
"Esse jogo foi algo surreal. Acho que mudou a minha vida completamente. Foi o meu primeiro jogo com a camisola do FC Porto. Vinha do Vitória de Guimarães, estava a cumprir suspensão de um jogo, portanto, perdi um jogo. Logo na jornada seguinte tive a oportunidade de jogar e foi mesmo uma surpresa para mim", recordou, não deixando de agradecer a confiança depositada por NES.
"Contou logo comigo naquele jogo. Ele contou comigo, passou toda a confiança para que eu pudesse jogar e corresponder a um desafio daquele nível. Nunca tinha atuado num jogo tão grande, afinal é um clássico. Fui apanhado de surpresa pelo treinador, mas esse foi um jogo que mudou a minha carreira, até pela grandeza da partida", destacou.
Tiquinho Soares passa, agora, o testemunho a Terem Moffi e fica à espera que o avançado nigeriano, que chegou ao FC Porto por empréstimo do Nice, possa ser tão eficaz na hora de se estrear.
Fofana também espreita estreia
Não é apenas Moffi que pode ser lançado pela primeira vez pelo treinador Francesco Farioli. Também Seko Fofana, médio cedido pelo Rennes, poderá ser uma das apostas do italiano para este duelo com o Sporting.
Fofana foi apresentado no último dia do mercado de transferências de inverno, na última segunda-feira, e pode fazer a estreia pelos dragões precisamente uma semana depois.
Um regresso e três baixas
Nota, ainda, para Martim Fernandes, que apesar de se ter lesionado frente ao Casa Pia já está totalmente apto e pode ir a jogo.
Em sentido inverso, Luuk de Jong e Nehuén Pérez continuam entregues ao departamento médico e estão fora das opções de Farioli. Também o brasileiro William Gomes é baixa certa para o duelo com o Sporting, mas devido a castigo, após ter sido expulso no último jogo do FC Porto.














