Ex-Benfica lança duro ataque à arbitragem nacional após polémica
- 29/12/2025
O polémico Sporting de Braga-Benfica, que culminou num empate a dois golos, na ronda 16 da I Liga, não deixou ninguém indiferente dentro e fora de Portugal, como foi o caso de Jan Vertonghen, antigo jogador das águias entre 2022 e 2024.
Já retirado dos relvados, o ex-defesa-central internacional belga lançou um duro ataque à arbitragem nacional. "Os árbitros em Portugal não são bons o suficiente para o nível profissional, facto!", escreveu Jan Vertonghen na rede social X, descontente com a atuação do juiz da partida, João Gonçalves. Em causa, está um alegado golo mal anulado ao Benfica, apontado por Samuel Dahl, que daria a reviravolta encarnada no marcador em cima do quarto de hora final. Foi assinalada uma falta de Richard Ríos sobre Vítor Carvalho no interior da área.
The refs in Portugal are not good enough for professional level, fact!
— Jan Vertonghen (@JanVertonghen) December 29, 2025
Este não foi o único ex-Benfica a reagir nas redes socias. Aquando de um vídeo do clube da Luz a dar conta do "golo da vitória" anulado, Eduardo Salvio comentou o seguinte: "Que vergonha!! Que roubo! Sempre Benfica".
Recorde a tomada de posição de Rui Costa
No final do jogo, Rui Costa mostrou a sua indignação com mais dois pontos perdidos no campeonato. "Não consigo encontrar uma explicação. De facto, o 3-2 a que o Mourinho se refere, que vocês percebem perfeitamente, é de um lance que não nos parece nada falta. Mas é o que é. Acabámos por deixar aqui mais dois pontos, quando aquele golo podia nos dar a vitória, era um golo limpo", começou por dizer o presidente das águias, respondendo ao homólogo António Salvador, que considerou que o VAR Tiago Martins "há muito deixou de ter condições" para exercer a função.
"Estamos de acordo. O último jogo que tinha feito foi a final da Taça de Portugal [derrota do Benfica, por 1-3, com o Sporting]. Ver esta falta [de Richard Ríos sobre Vítor Carvalho] e não ver a da Taça...Estamos de acordo. Estou aqui na condição de presidente do Benfica num jogo, que foi bem jogado pelas duas equipas e por um golo completamente limpo que dava a vitória ao Benfica. Foi num minuto do jogo [74], que já condicionava o resultado e que acaba por ser anulado de uma forma inacreditável", referiu.
O dirigente deixou ainda uma promessa: "O Benfica vai continuar a questionar aquilo que se tem passado no futebol português, erros e lances como este e árbitros que continuam a ter condições para apitar."
Contas difíceis do Benfica no campeonato
Com a vitória do FC Porto, por 2-0, na receção ao AVS, o Benfica termina o ano civil a dez pontos dos dragões, líderes invictos da competição, com 15 vitórias em 16 jornadas. O mês de janeiro será exigente para as águias, que visitam, inclusive, o terreno do FC Porto, no dia 14 de janeiro, para os quartos de final da Taça de Portugal.
Leia Também: Farioli avalia Diogo Costa e fala dos rivais: "É uma maratona..."













