Evite comer de imediato o que aqueceu no micro-ondas. Eis as razões
- 15/01/2026
Seja em casa ou no escritório, aquecer comida no micro-ondas é um hábito comum. Se costuma consumir o pronto logo assim que sai do equipamento, o melhor é saber que deve estar alguns minutos. Pode estar a correr alguns riscos. Esteja atento.
Poderia achar que esperar um pouco depois de aquecer a comida poderia só evitar que se queime e nada mais. Contudo, a questão pode ir um pouco mais além do que isso. A explicação foi deixado pelo website Tasting Table.
O facto de o equipamento aquecer de forma irregular, e ser um dos motivos pelos quais tem um prato giratório, acaba por deixar zonas mais frias e quentes do que outras. “Quando retira a comida do micro-ondas, o processo de aquecimento ainda não está totalmente concluído. O calor continua a mover-se das áreas mais quentes para as mais frias, um processo impulsionado pela transferência básica de calor.”
Leia Também: Alimentos e bebidas que podem aumentar risco de tosse e constipações
Micro-ondas: Esperar depois de aquecer
Assim, apontam que os pratos devem repousar durante algum tempo antes de serem consumidos. Mexer os alimentos a meio do tempo pode ajudar, mas continua ser importante esperar um pouco antes de os ingerir.
Por um lado, pode acabar por estar a consumir alimentos que estão mal aquecidos e cozinhados, o que pode ter algum impacto na sua saúde. “Deixar os alimentos descansarem após o aquecimento no micro-ondas também é uma questão de segurança alimentar. O tempo de repouso permite que as temperaturas fiquem equilibradas em todo o alimento, reduzindo os pontos frios onde as bactérias podem sobreviver.”
Este é um ponto importante para alimentos que estejam congelados, mas espessos e compactados. Referem que o ideal é que o calor chegue a todos os elementos da refeição e elimine qualquer tipo potencial de bactérias.
O conselho passa por deixar a refeição em repouso entre um a três minutos, ou até mais se a porção for maior. Revelam que esta pausa pode evitar que precise de aquecer novamente a refeição no micro-ondas.
Aquecer os alimentos no micro-ondas retira os nutrientes?
Omicro-ondas é um eletrodoméstico que dá muito jeito em casa. Seja para aquecer ou descongelar alimentos, é bastante usado. É um método rápido que poderá afetar de alguma forma os alimentos? Será que retira os nutrientes?
O agregador de blogues falou com um dietista para perceber melhor esta questão. "As moléculas de água são um pouco como pequenos ímans, têm um lado positivo e um lado negativo", começa por dizer Adrian Hernandez.
"Todas as formas de confeção dos alimentos, seja assar, ferver ou fritar acabam por resultar em alguma perda de nutrientes", continua. "O grau de perda de nutrientes varia com base em vários fatores, incluindo tempo de cozedura, intensidade do calor e a qualidade do alimento."
Ainda assim, podem existir alguns pontos positivos. "Com o micro-ondas, a comida cozinha rapidamente e geralmente usa pouca ou nenhuma água. Desta forma, pode acabar por reter mais nutrientes."
Poderá ser benéfico para preservar algumas vitaminas que são mais sensíveis ao calor, como a vitamina B e C. Desta forma, sugere que a comida seja aquecida a uma temperatura mais alta num curto espaço de tempo.














