Euro volta a cair em dia de avisos de Draghi à Europa
- 02/02/2026
Às 18h00 (hora de Lisboa), o euro negociava a 1,1800 dólares, quando na sexta-feira, pela mesma hora, seguia a 1,1872 dólares.
O euro também caiu em comparação com a libra, ma avançou relativamente ao iene.
O Banco Central Europeu (BCE) fixou a taxa de câmbio de referência do euro em 1,1840 dólares.
Na sessão de hoje, o euro oscilou entre 1,1792 e 1,1875 dólares.
O antigo presidente do BCE Mario Draghi instou hoje a Europa a ultrapassar as suas "antigas divisões" para se tornar numa verdadeira potência.
"Entre todos os que estão atualmente no fogo cruzado entre os Estados Unidos e a China, só os europeus têm potencial para se tornarem numa verdadeira potência", afirmou hoje, numa universidade em Lovaina, Bélgica.
Nesse sentido, questionou: "queremos continuar a ser um mero grande mercado, sujeito às prioridades dos outros? Ou queremos tomar as medidas necessárias para nos tornarmos uma potência?".
Para Draghi, em áreas como defesa, política industrial ou relações externas, a Europa é tratada como uma "coleção heterogénea de Estados de média dimensão".
O antigo líder do BCE sublinhou que os EUA já referiram que a fragmentação política europeia serve os interesses do país e que a China controla elos essenciais nas cadeias de abastecimento globais.
"A Europa corre o risco de se tornar subordinada, dividida e desindustrializada", avisou.
Leia Também: Costa convida líderes da UE para retiro sobre competitividade













