EUA revelam 126 mortos em ataques a narcolanchas nas Caraíbas e Pacífico

  • 27/01/2026

O total inclui 116 pessoas que morreram instantaneamente em pelo menos 36 ataques realizados desde o início de setembro no Mar das Caraíbas e no leste do Oceano Pacífico, informou o Comando Sul norte-americano (Southcom).  

 

Outras dez pessoas são dadas como mortas porque as equipas de busca não as encontraram após os ataques. 

Oito destas presumíveis vítimas saltaram ao mar quando as forças norte-americanas atacaram, a 30 de dezembro, três embarcações alegadamente de narcotráfico, informou o Exército.  

As restantes vítimas estavam em barcos atacados a 27 de outubro e na passada sexta-feira, este o mais recente ataque contra uma embarcação alegadamente envolvida em narcotráfico no Oceano Pacífico Oriental, e o primeiro este mês e desde a operação de captura do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.  

Desde que lançaram uma ousada operação para capturar Maduro e levá-lo para Nova Iorque, para responder por acusações de narcotráfico, as forças norte-americanas têm-se concentrado na apreensão de petroleiros sancionados com ligações à Venezuela.   

Desde o verão que os EUA mantêm um grande contingente aéreo e naval nas Caraíbas, junto às águas venezuelanas, que alegam ter como objetivo combater o narcotráfico, mas que Caracas interpreta como ameaças e uma tentativa de promover uma mudança de regime.   

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou também que as forças norte-americanas destruíram uma zona de atracagem para barcos alegadamente envolvidos no tráfico de droga na Venezuela, sem especificar o local ou quem conduziu a operação.  

A 03 de janeiro, os Estados Unidos realizaram um "ataque em grande escala" em Caracas, capital da Venezuela, que resultou na captura de Maduro e da sua mulher, que foram levados para Nova Iorque para responder por acusações federais de tráfico de droga. 

Antes de ser capturado, Maduro afirmou que as operações militares norte-americanas eram uma tentativa velada de o destituir do poder. 

Trump tem afirmado repetidamente que os ataques americanos contra alegados traficantes estão a ter um enorme impacto na redução das rotas de tráfico de droga nas Caraíbas e no Pacífico Leste. 

"Interrompemos - praticamente interrompemos - quase 100% de todas as drogas que chegam por via marítima", disse Trump num discurso na semana passada no Fórum Económico Mundial, em Davos. 

Leia Também: Desmantelada a maior rede de tráfico com 'narcolanchas' do Atlântico

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2926677/eua-revelam-126-mortos-em-ataques-a-narcolanchas-nas-caraibas-e-pacifico#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes