EUA retiram sanções contra presidente sírio antes da visita a Washington

  • 07/11/2025

A medida foi anunciada pelo Departamento do Tesouro e remove Al-Sharaa e o ministro do Interior, Anas Khattab, da lista de Terroristas Globais Especialmente Designados.

 

Esta medida é conhecida depois de o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado, na quinta-feira, o levantamento das sanções contra o líder sírio, por proposta da diplomacia norte-americana.

Washington argumentou que a Síria "está numa nova era" e Al-Sharaa "está a trabalhar arduamente para cumprir os seus compromissos".

O Reino Unido também levantou as sanções contra o presidente de transição sírio, enquanto a União Europeia confirmou que se prepara para fazer o mesmo, no seguimento da aprovação na véspera nas Nações Unidas.

As sanções da ONU visavam indivíduos e grupos ligados às organizações terroristas Estado Islâmico e Al-Qaeda, os quais estavam sujeitos a proibição de viagens, congelamento de bens e embargo de armas.

Em dezembro de 2024, combatentes da Organização para a Libertação do Levante (Hayat Tahrir al-Sham, HTS) lideraram uma coligação rebelde síria, que derrubou o regime do ex-presidente Bashar al-Assad.

Foi na condição de líder do HTS, organização de inspiração 'jihadista', que Al-Sharaa se encontrava nas listas internacionais de sanções.

No passado rebelde, o atual presidente de transição criou a Frente al-Nusra, em plena guerra civil síria, que foi afiliada em momentos separados do Estado Islâmico e da Al-Qaeda.

Posteriormente, dissolveu a Frente al-Nusra e quebrou as ligações às organizações terroristas para criar o grupo HTS, entretanto também já desativado.

Depois de assumir a presidência de transição da Síria, tem procurado normalizar as relações internacionais de Damasco e devolver estabilidade ao país através de um discurso de reconciliação, apesar de já ter enfrentado graves problemas de segurança, alguns de natureza sectária.

O ministro da Defesa, Murhaf Abu Qasra, anunciou que o Exército sírio começou a integrar nas fileiras antigos militares das forças de Al-Assad, que desertaram durante os protestos antigovernamentais de 2011, antecedendo a guerra civil que se prolongou até ao ano passado.

"Acreditando no estatuto dos recrutas que desertaram durante os anos da revolução e no seu verdadeiro papel dentro da instituição militar, e estando interessado em reintegrá-los no devido lugar, o Ministério da Defesa começou a trazer de volta os recrutas desertores e a integrá-los nas formações do Exército Árabe Sírio", declarou Abu Qasra na rede social X.

Esta semana, também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Asaad al-Shaibani, reuniu-se com 12 diplomatas que desertaram do anterior regime e aceitou readmiti-los.

O líder de transição sírio tem uma visita prevista aos Estados Unidos na segunda-feira para uma reunião na Casa Branca com o presidente norte-americano, Donald Trump.

Al-Sharaa já tinha estado nos Estados Unidos em setembro para discursar na Assembleia-geral da ONU, em Nova Iorque.

Leia Também: presidente interino sírio visita pela primeira vez a Rússia na 4.ª-feira

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2884899/eua-retiram-sancoes-contra-presidente-sirio-antes-da-visita-a-washington#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes