EUA repreenderam Netanyahu por matar comandante do Hamas em Gaza

  • 16/12/2025

De acordo com dois responsáveis norte-americanos que falaram sob anonimato ao portal de notícias norte-americano, a mensagem enviada a Netanyahu foi "inequívoca de que Israel violou o cessar-fogo".

 

"Não permitiremos que prejudique a reputação do presidente Trump depois de este ter mediado o acordo em Gaza", frisou uma das fontes.

Um responsável israelita confirmou o desagrado da Casa Branca, mas afirmou que a mensagem foi mais moderada, referindo que "certos países árabes" consideram o ato uma violação do cessar-fogo.

Um ataque de drone israelita matou Saad, considerado um dos mentores dos atentados de 07 de outubro de 2013, apesar do cessar-fogo na Faixa de Gaza, em vigor desde 10 de outubro, que Israel viola quase diariamente com ataques e tiroteios contra aqueles que considera estarem a aproximar-se demasiado das suas tropas.

Questionado sobre o alegado descontentamento da Casa Branca com Netanyahu, Trump afirmou ter uma relação "muito boa" com o primeiro-ministro israelita.

"Israel e eu damo-nos muito bem. A minha relação com Bibi Netanyahu é muito boa. (...) Temos uma relação muito boa com Israel. Na verdade, temos uma relação muito boa com quase toda a gente no Médio Oriente", referiu Trump, que espera receber o primeiro-ministro em 29 de janeiro na sua residência em Mar-a-Lago, na Florida.

Segundo o Axios, as tensões estão a aumentar entre a administração Trump e a administração Netanyahu em relação à segunda fase do acordo de paz, que prevê a retirada das tropas israelitas, a formação de um governo tecnocrático para Gaza sem representação do Hamas e o envio de uma força internacional de estabilização para ajudar na desmilitarização da Faixa de Gaza.

Trump realçou hoje que 59 países se comprometeram com a força de estabilização e declarou que será ele próprio a determinar o número de tropas.

A guerra na Faixa de Gaza foi iniciada quando o grupo radical palestiniano Hamas atacou solo israelita em 07 de outubro de 2023, provocando cerca de 1.200 mortos e 251 reféns.

Em retaliação, Israel lançou uma operação militar que provocou mais de 70 mil mortos no enclave, na maioria civis, segundo as autoridades locais, a destruição de quase todas as infraestruturas do território, um desastre humanitário e a deslocação forçada de centenas de milhares de pessoas.

Apesar de um acordo de cessar-fogo em Gaza que interrompeu os intensos combates de dois anos de guerra, as autoridades de saúde do enclave, tuteladas pelo Hamas, dizem que mais de 360 palestinianos foram mortos por ataques israelitas desde que a trégua entrou em vigor, em 10 de outubro.

Leia Também: Israel alerta comunidades para possíveis ataques como o de Sydney

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2904878/eua-repreenderam-netanyahu-por-matar-comandante-do-hamas-em-gaza#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes