EUA reavaliam relações com Tanzânia após repressão violenta de protestos
- 04/12/2025
"As recentes medidas tomadas pelo Governo da Tanzânia suscitam sérias preocupações quanto ao rumo das nossas relações bilaterais e à fiabilidade do Governo da Tanzânia como parceiro", indicou o Departamento de Estado norte-americano em comunicado.
"Consequentemente, os Estados Unidos estão a proceder a uma revisão completa das suas relações com o Governo da Tanzânia", acrescentou-se na mesma nota, considerando "preocupantes" os atos de violência cometidos contra civis nos dias que antecederam e se seguiram às eleições.
As eleições legislativas e presidenciais, em 29 de outubro, foram consideradas fraudulentas pela oposição e por observadores estrangeiros. Mais de 1.000 manifestantes foram mortos pelas forças de segurança, segundo a oposição e defensores dos direitos humanos.
As autoridades tanzanianas recusaram-se até agora a divulgar um balanço do número de vítimas.
"Estas ações colocaram em perigo os cidadãos americanos, os turistas e os interesses dos Estados Unidos na Tanzânia", prosseguiu o Departamento de Estado.
Na semana passada, a Tanzânia pediu aos embaixadores estrangeiros presentes no seu território que se mantivessem em silêncio sobre a violência eleitoral.
O Governo cancelou as comemorações do feriado nacional em 09 de dezembro, dia em que estão previstas novas manifestações.
Leia Também: Tanzânia admite possibilidade de perda de financiamento devido a violência













