EUA pedem à China para terminar pressão militar sobre Taiwan

  • 01/01/2026

"As atividades militares e a retórica da China em relação a Taiwan e a outros atores regionais aumentam desnecessariamente as tensões. Exortamos Pequim a agir com moderação, a cessar a pressão militar sobre Taiwan e a iniciar um diálogo construtivo", escreveu o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Tommy Pigott, em comunicado.

 

A China anunciou na quarta-feira ter concluído "com sucesso" as manobras militares realizadas desde segunda-feira em redor de Taiwan, que incluíram tiros reais e simulações de bloqueio de portos estratégicos da ilha.

O Presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que a reunificação do país não pode ser travada, num discurso à nação pouco depois do anúncio do fim dos exercícios.

Um porta-voz do Comando do Teatro Oriental do Exército Popular de Libertação (EPL) indicou que foram concluídos com êxito os exercícios "Missão Justiça 2025".

Num comunicado, o porta-voz e capitão-de-fragata Li Xi advertiu que os soldados vão continuar o treino para "contrariar as tentativas dos separatistas a favor da 'independência de Taiwan' e a ingerência externa".

Entretanto, os navios chineses mobilizados esta semana em redor de Taiwan começaram a retirar-se das proximidades da ilha, segundo anunciaram as autoridades taiwanesas.

Pequim lançou mísseis e mobilizou dezenas de aviões de combate, navios de guerra e embarcações da guarda costeira, numa operação que simulou o bloqueio de portos taiwaneses estratégicos e ataques a alvos marítimos.

Taipei condenou os exercícios, considerando-os "uma provocação flagrante contra a segurança regional e a ordem internacional".

As manobras suscitaram condenações internacionais. O Japão considerou que os exercícios "exacerbam as tensões" na região, enquanto a Austrália os classificou como "desestabilizadores".

A União Europeia, a Alemanha e a França manifestaram igualmente preocupação e reiteraram o seu compromisso com a "estabilidade" internacional, enquanto as Filipinas expressaram "profunda preocupação".

Por seu lado, o Presidente taiwanês, Lai Ching-te, advertiu que os exercícios não são "um facto isolado" e representam "riscos significativos" para a região.

"A escalada das medidas coercivas da China representa um risco importante para a estabilidade regional e tem impacto no transporte marítimo, no comércio e na paz", declarou.

Leia Também: EUA provocam mais de 100 mortos em operações antidroga em 5 meses

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2912345/eua-pedem-a-china-para-terminar-pressao-militar-sobre-taiwan#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes