EUA impõem novas sanções a autoridades por repressão a protestos no Irão

  • 15/01/2026

Entre os visados está o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irão, acusado pelo Departamento do Tesouro de ter sido uma das primeiras figuras oficiais a incitar ao uso da violência contra os manifestantes.

 

O Gabinete de Controlo de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro norte-americano designou ainda 18 pessoas e empresas alegadamente envolvidas no branqueamento de capitais resultantes da venda de petróleo iraniano nos mercados estrangeiros.

Segundo Washington, estas entidades integram uma rede de "banca paralela" ligada às instituições financeiras iranianas sancionadas Bank Melli e Shahr Bank.

O Departamento de Tesouro explicou que o conceito de "banco paralelo" se refere a atividades e estruturas financeiras que operam como bancos, mas fora das regras e da supervisão do sistema bancário tradicional.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que os Estados Unidos "apoiam firmemente o povo iraniano no seu clamor por liberdade e justiça".

"O Tesouro utilizará todas as ferramentas ao seu dispor para atingir aqueles que estão por detrás da opressão tirânica dos direitos humanos por parte do regime", acrescentou Bessent.

As sanções implicam o congelamento de quaisquer bens ou interesses financeiros detidos nos Estados Unidos pelas pessoas e entidades visadas e a medida proíbe também cidadãos e empresas norte-americanas de manterem relações comerciais com os sancionados.

O Departamento do Tesouro reconheceu, contudo, que o impacto prático das sanções é em grande parte simbólico, uma vez que muitas das pessoas e empresas atingidas não possuem ativos no sistema financeiro norte-americano.

Os protestos no Irão começaram a 28 de dezembro, na sequência do colapso do rial, a moeda nacional, fortemente afetada pela crise económica e pelas sanções internacionais ligadas, em parte, ao programa nuclear iraniano.

Desde então, as manifestações transformaram-se num movimento mais amplo de contestação política e social ao regime, enfrentando uma repressão severa por parte das autoridades.

A organização não-governamental Iran Human Rights (IHRNGO) elevou para 3.428 as mortes registadas nos protestos, alertando que são casos que conseguiu verificar e que o número real deverá ser superior.

Leia Também: Bruxelas promete sanções "pelas atrocidades abomináveis" no Irão

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2920113/eua-impoem-novas-sancoes-a-autoridades-por-repressao-a-protestos-no-irao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes